Pote de marmita: aprenda como utilizar em seu dia a dia!

Pote de marmita: aprenda como utilizar em seu dia a dia!

O hábito de usar potes de marmita é super comum aqui no Brasil, sobretudo para quem trabalha e não tem como voltar para casa para almoçar. Seja para dar aquela economizada, para cuidar melhor da saúde ou apenas para fugir da comida dos restaurantes por alguns dias, vale a pena investir nesse tipo de item.

Seja qual for o motivo da escolha, optar por levar marmitas para o trabalho, academia ou qualquer outro compromisso, pode ser uma opção muito saudável. Assim, além de economizar, você ainda auxiliar seu corpo a perder peso e ter mais disposição durante o dia.

Para quem luta contra doenças como o diabetes e a hipertensão, optar por marmitas pode ser uma atitude de prevenção de riscos. Afinal, utilizando esses potes, é possível administrar sua dieta e fugir das armadilhas dos fast foods.

Quais são os melhores tipos de potes de marmita e como utilizá-los?

Seja para o almoço, o jantar ou para um lanche da tarde, as marmitas são sempre excelentes opções. A partir disso, surgem dúvidas sobre qual é o melhor tipo de potes para marmita e como aproveitar as particularidades de cada uma.

Potes de plástico

pote de plástico para alimentos

As marmitas mais utilizadas, são as tradicionais de plástico. Elas são fundamentais para evitar quebras, afinal, sabemos que rotinas agitadas costumam ser propícias a momentos de correrias, sendo assim, todo cuidado é pouco para evitar passar apuros com a marmita quebrando ou abrindo. 

Os potes de plástico costumam ser mais baratos que outros materiais e esse, com certeza, é um dos seus grandes atrativos. Porém, ao utilizar esse tipo de marmita, é preciso ficar de olho em alguns outros pontos, ainda mais importantes. Vamos ver um pouco mais sobre isso?

Escolha potes livres de BPA

É comum que as marmitas de plástico sejam produzidas com Bisfenol A (BPA), um componente tóxico, que é transmitido aos alimentos quando a marmita é aquecida. Essa substância (BPA) é normalmente associada ao rompimento do equilíbrio da função de hormônios e glândulas do corpo humano.

Essas alterações estão diretamente ligadas à doenças como diabetes e alguns tipos de câncer. Pensando nisso, é preciso reconsiderar o uso desse tipo de condimento para o armazenamento das suas refeições, além de sempre adquirir produtos de boa procedência.

Potes de vidro

bolsa térmica 1 compartimento

Os potes de vidro são a melhor opção para você que deseja começar a marmitar. O problema das quebras pode ser facilmente resolvido com uma bolsa térmica aqui da ChicCharm, assim, seu alimento fica mais seguro e você também.

Além do pote de vidro poder ir ao microondas sem problemas, ele ainda é de fácil higienização, o que evita a insistência a de restos de comidas cantinhos da marmita e ajuda a evitar infecções.

Potes de vidro hermético

Normalmente, os potes de vidro herméticos são recomendados para você que deseja uma marmita que conserve seu alimento por mais tempo. Eles possuem vedação especial e isso garante que o conteúdo do pote não irá vazar ou perder a crocância e consistência.

Assim como qualquer outro tipo de pote, os de vidro hermético também precisam ser lavados logo após o uso, assim, a proliferação de fungos e bactérias seja evitada, não ocasionando risco a saúde.

3 dicas essenciais para marmitar com sucesso:

Atenção para as dicas que a ChicCharm preparou para você, sobre as melhores formas de arrumar seu pote de marmita para o dia a dia, com elas fica bem mais fácil marmitar em qualquer lugar.

1 – Use marmitas com divisórias e fechamento hermético

Depois de escolher muito bem os alimentos que irão compor sua marmita, é hora de armazená-las corretamente, para isso os potes com divisórias costumam ser bastantes úteis.  Afinal, eles ajudam a manter a propriedade dos alimentos a serem aquecidos,

Além disso, sempre dê prioridade para potes com fechamento hermético, de material resistente e boa procedência. Esses cuidados são essenciais para manter a qualidade do alimento mesmo horas depois de seu preparo.

2 – Pense nos nutrientes presentes em seu pote

Já que a ideia é marmitar, façamos isso de forma super fitness, não é mesmo? Aproveite para dispensar as frituras, acrescente carnes grelhadas, cozidas ou assadas e lembre-se de não encher a marmita até a tampa, assim você não irá desenvolver o hábito de comer mais que o necessário.

Outro ponto importante nesse momento é balancear ao máximo seu alimento. Por exemplo, opte sempre por uma proteína, um carboidrato, leguminosas e muitas verduras, frutas e legumes. Sabemos que essa simples atitude é capaz de mudar tudo!

3 – Não misture demais sua comida

A dica aqui é, se possível, sempre montar dois potes. Um para saladas e comidas frias, outro com alimentos quentes, cozidos ou refogados.  É por isso que você deve ter vários potes. Afinal,  os pratos que irão ser aquecidos não podem estar junto aos pratos frios.

Também é importante lembrar que é essencial temperar a salada na hora de comer. Nada de acabar ingerindo salada murcha. Leve sempre um limãozinho com você para temperar suas saladas pouco antes de comer. Essa é uma atitude super simples, mas que pode elevar e muito a qualidade da sua refeição.

Onde comprar minha marmita de vidro?

pote de vidro com 3 divisórias

Que as marmitas de vidro são as melhores opções, é um fato. Mas, se você ainda tem dúvidas sobre onde comprar e quais modelos são ideais para você, acesse o site da ChicCharm e confira o que temos por lá. Há uma variedade em potes de vidro herméticos para você escolher. Que tal dar uma olhadinha em nossas opções? Vale a pena conferir!

One comment

  1. Amei as dicas, mas confesso que é dificil dispensar as frituras hahahahahahahaha
    Adoro os produtos da Jacki Design s2

Leave a Reply