Organização funcional do quarto: por onde começar e como manter?

Organização funcional do quarto: por onde começar e como manter?


Cuidado com a casa é um dos nossos assuntos favoritos aqui no blog Chic Charm. Um ambiente agradável e limpo pode transformar o humor e tornar suas experiências em casa muito mais prazerosas e memoráveis. 

Já demos dicas gerais para a organização de todos os cômodos e, neste momento atípico em que devemos permanecer em casa, mantendo o distanciamento social, iniciamos uma saga de organização com manuais especiais para cada espaço do lar. Deseja usar esse tempo extra em casa para dar aquele up nos ambientes? Aqui vai a ajuda que precisava!

No post anterior, você viu como organizar a cozinha de maneira com que todos os seus utensílios estejam conservados, higienizados e fáceis de acessar, evitando gavetas esquecidas e potes entulhados que não são usados há meses.

Hoje, vamos à organização de um dos cômodos mais especiais da casa, o quarto! Vamos entender as peculiaridades de organização dessa parte da casa e construir um ambiente limpo, circulável e fácil de manter. Vem com a gente e anote as dicas: 

Organização da “área noturna”

Optamos esse nome diferente, “área noturna”, para chamar a parte do quarto que usamos exclusivamente para dormir. Essencialmente, compõem a área noturna a cama e seus periféricos, como armarinhos laterais para livros e abajures, tapetinhos, etc.

É importante que haja essa divisão em seu quarto, em especial se conta com um espaço otimizado, sem o famoso “closet”. No mesmo cômodo, portanto, ficam as prateleiras, guarda-roupa, penteadeira, sapateira e aqueles mil outros itens que acabam indo parar nesse ambiente.

Dividimos o quarto dessa forma para que se crie uma separação mental dos espaços de descansar e os espaços funcionais, em que realizamos diversas outras tarefas do dia a dia. Isso ajuda muito na qualidade do sono e na praticidade oferecida pelos outros trechos do seu cômodo. Para organizar seu cantinho de regeneração e descanso, comece aplicando essas dicas:

Arrume a cama todos os dias

Essa é clássica. Arrumar lençóis e edredons assim que se levanta pela manhã é um ensinamento antigo que muita gente negligencia, mas faz uma super diferença. Crie uma rotina para essa arrumação diária: levante-se da cama e abra bem as janelas, deixando o ar circular; depois, você pode tirar um tempo para tomar café e realizar seus cuidados de higiene matinal. Ao retornar, arrume bem os lençóis e dê uma checada geral nos demais itens do quarto. Pronto, quarto agradável para o restante do dia.

Use uma água de lençol

Existem produtos pensados especialmente para revigorar lençóis e capas de travesseiro no período entre as trocas. Chamados de água de lençol, água de passar ou refrescantes de lençol, dão aquele cheirinho de limpeza e uma super maciez. Lembrando que a roupa de cama deve ser trocada semanalmente.

Mantenha suas mesinhas laterais limpas

Nada de entulhar papéis, objetos, livros, copos, remédios, celular, escovas e maquiagens nas suas mesinhas ou armarinhos ao lado da cama. Mantenha-os livres e limpos, exibindo apenas o abajur e algum material de leitura da vez. A visão ao redor da cama deve ser a mais calma possível, evitando distrações nocivas ao sono.

Organização da “área funcional”

Chamamos de “área funcional” aquele ambiente do quarto em que realizamos atividades práticas do dia a dia. Inclui guarda-roupa, penteadeira e prateleiras, onde comumente nos vestimos, organizamos objetos de uso pessoal e fazemos aquele ritual diário de arrumação que inclui rosto e cabelo, seja ele dos mais simples aos mais elaborados.

Este último pode ser realizado no banheiro, mas muita gente o faz no quarto, conservando um espaço para produtos de higiene e maquiagem. Quer saber como organizar tudo isso para criar um ambiente agradável e gastar muito menos tempo pela manhã? Olha só:

Faça uma limpa

Recomendamos que a limpeza geral de guarda-roupa, prateleiras e penteadeira seja feita no início de cada estação. É a oportunidade perfeita para destacar roupas e acessórios que serão mais usados com a mudança do clima, além de retirar e doar tudo o que não será mais utilizado e ainda poder ajudar outras pessoas. Na penteadeira, remova embalagens vazias que possam ter ficado esquecidas, limpe os itens de maquiagem e organize tudo por famílias.

Invista em organizadores

Nesse processo, tanto para o guarda-roupa quanto para a penteadeira, os organizadores serão seus melhores amigos. Disponíveis em diversos tamanhos e formatos, podem criar divisões em gavetas, esconder aqueles objetos que ficarão algum tempo sem uso e fornecer uma maneira prática de mudar peças de lugar.

Estabeleça uma ordem para limpeza das roupas

Separe um canto ou arara para manter organizados os itens de vestuário que foram usados mas não serão lavados imediatamente, aguardando um novo uso. Esses itens não devem ficar no guarda-roupa, junto das peças limpas, e também não podem ficar desorganizados sobre a cama ou cadeira.

Lembramos, porém, que essa dica terá de esperar algumas semanas para ser utilizada. Durante a pandemia do novo coronavírus, todas as peças usadas fora de casa devem ser lavadas e desinfetadas antes de voltar ao seus lugares de origem. Segurança, sempre!

Organizando um quarto com home office

A regrinha da separação dos espaços nunca foi tão necessária quanto na organização de um quarto com home office. Um ambiente que mistura elementos de trabalho e de relaxamento pode afetar negativamente ambos os momentos: dificultar o sono e causar distrações perigosas que levam à procrastinação e perda de produtividade. Nada legal…

O ideal é que seu ambiente de escritório fique em um outro cômodo, totalmente separado daquele que se usa para dormir. Sabemos que isso nem sempre é possível, em especial se os demais cômodos da casa são frequentemente utilizados pelos outros membros da família.

A boa notícia é que dá para dividir a área de trabalho e de descanso em um mesmo cômodo com algumas otimizações simples e super funcionais, mantendo a produtividade sem sacrificar o aconchego do quarto. Olha só:

Tudo em seu devido lugar

A separação adequada dos ambientes de descanso e de trabalho dependerá de como você se sente confortável com a configuração encontrada. Aos mais sujeitos à distrações, pode ser necessária uma separação física, com o uso de um móvel ou biombo que crie uma parede entre a cama e o home office.

Para a maioria das pessoas, no entanto, isso não é necessário. Basta manter uma organização separada. Isso exige jamais levar o notebook à cama, manter uma mesa limpa que exiba apenas itens do trabalho, sem distrativos como TV ligada, videogame próximo ou revistas, etc.

Cuidado com os fios

Muitos fios expostos e bagunçados ocupam um espaço precioso e podem causar bastante desconforto visual. Para organizá-los, use uma abraçadeira de velcro, a opção mais adequada. Se não for possível, dá pra amarrar tudo com fitas adesivas ou elásticos simples. O segredo é mantê-los compactados e fora das áreas de circulação.

Organize a papelada

Notou que há uma pilha de papéis sobre a mesa que nunca é usada mas continua crescendo? Hora de enfrentá-la de vez, separando o que pode ser descartado e arquivando de maneira organizada os papéis que pode precisar no futuro – para isso, poderá usar organizadores com divisórias para encontrar itens com facilidade. Na mesa, não mantenha nada que não está sendo usado no momento.

Esperamos que estejam adorando nossos guias de organização para uma casa mais harmônica e agradável durante a quarentena. Dicas, sugestões ou dúvidas? Deixe um comentário pra gente.

Para mais conteúdo Chic Charm fresquinho, siga nossa página no Instagram. A gente se vê por lá. Até a próxima e mãos à obra!  

Leave a Reply