Confira as dicas da Chic Charm sobre organização de banheiro

Confira as dicas da Chic Charm sobre organização de banheiro

Decorar é sempre um ato de muito prazer, pois é partir dessa experiência que os espaços ganham personalidade e começam a transparecer a verdadeira identidade de quem ocupa aquele local. Porém, além da beleza e do estilo dos objetos, é importante pensar também na praticidade, e é aqui que nossas dicas de organização do banheiro entram.

Não podemos negar, essa é uma área pouco explorada quando pensamos em decoração, mas sua utilização é tão constante quanto os outros cômodos da casa, e suas características particulares exigem ainda mais atenção na hora de pensar em opções utilitárias e estilosas para o banheiro.

Prateleiras ou gavetas? Quais materiais são mais indicados para ambiente úmidos? É possível adicionar algumas plantinhas? A Chic Charm separou algumas dicas indispensáveis para solucionar essas e outras dúvidas sobre a organização do banheiro. Vem conferir!

Não deixe de ler também nossas dicas sobre organização da casa aqui no blog!

Organização do banheiro: prateleiras ou gavetas?

Esse é o grande dilema de muitas pessoas no quesito organização do banheiro, mas é possível resolvê-lo de forma prática, então nada de pânico. Essa decisão deve ser tomada a partir do espaço disponível e da quantidade de itens verdadeiramente necessários para permanecer ali.

Caso seu banheiro seja pequeno e limitado, aproveite para explorar a parede com prateleiras e suportes que possam receber alguns objetos e limpar a superfície da pia. Para organizar, deixe tudo que é usado diariamente nas prateleiras mais próximas, e separe as mais altas para decorações e aqueles cremes e acessórios de uso mais específico.

Para banheiros com mais espaço, vale a pena mesclar um móvel com gavetas e espaços organizadores com as prateleiras, em menor quantidade é claro. Mantenha dentro dos armários tudo que não combina tanto com umidade, como pincéis de maquiagem e produtos mais delicados, e deixe os itens mais usuais expostos para facilitar o acesso.

O principal truque de organização aqui é limpar o espaço, tire tudo que não pertence ao banheiro, ou que seria melhor armazenado em outro lugar. O acúmulo de produtos, e até mesmo de objetos de decoração, polui o espaço e pode até causar danos quanto a validade de itens que permanecem escondidos na bagunça.

Ganchos, caixas e potes: tudo no seu devido lugar

Setorizar é indispensável na hora de pensar na organização de cômodos pequenos como o banheiro. Seja para armários, prateleiras ou até mesmo espaços vazios, essa é uma prática que ajuda a limpar o ambiente sem necessariamente eliminar itens essenciais.

Ganchos são ótimas opções para as toalhas, pois podem organizá-las de forma personalizada e individual, quando se mora com muitas pessoas, ou  criar um pequeno estoque para quem mora sozinho e tem poucos armários pela casa. Lembre-se de coordenar cores, materiais e até mesmo o local onde os ganchos vão ser adicionados.

Caixas e potes organizadores também são uma alternativa para quem quer manter o estilo e a organização do banheiro. Organizador de plástico, tecido ou vidro são os mais indicados para o ambiente úmido, por sua facilidade de limpeza, eles costumam ter uma durabilidade maior nesse local.

Você não tem espaço para móveis em baixo da pia? Aposte nas prateleiras e nas caixas organizadoras. Elas podem ser utilizadas para toalhas, produtos de higiene, cremes, e até mesmo acessórios para o cabelo, como secadores e chapinhas. Nos potes menores, vale guardar as escovas, cotonetes, grampos e tudo que sua imaginação permitir.

Você conhece os organizadores Rattan? Confira nossas dicas sobre eles aqui no blog!

Plantas para o banheiro: como escolher?

Mudar o clima de um ambiente também tem total ligação com mantê-lo organizado, afinal de contas, se você se sente bem ali, fica mais fácil encontrar motivação para deixá-lo sempre arrumadinho. As plantas são uma ótima escolha para transformar o mood de um espaço gastando super pouco.

Mas é possível adicionar plantas em um local constantemente úmido e pouco iluminado? A resposta para essa pergunta: com toda certeza! Você só precisa buscar por opções que não necessitem de luz solar todos os dias e seja de fácil adaptação a essa umidade.

Plantas mais robustas e rígidas, que exigem menos exposição ao sol, como a espada-de-são-jorge e aaloe vera podem ser posicionadas em vasos de diferentes tamanhos. Outras opções mais delicadas, porém que preenchem o ambiente  de forma natural são a samambaia e a peperômia, que inclusive ficam lindas quando combinadas.

Caso você seja muito fã de flores, saiba que também dá para adicionar esse toque de cor no banheiro, elas só necessitam de mais atenção. Temos duas dicas para apostar: a Kalanchoe, que se alimenta de luz indireta e só exige água quando o solo está muito seco, e os Lírios, que são resistentes e ainda oferecem um perfume especial para seu banheiro.

Para manter uma organização básica e eficaz no banheiro não é preciso ir muito longe, esse espaço só exige atenção e alguns cuidados simples. Gostou dessas dicas? Aqui no blog temos diversos textos sobre decoração e muito mais, não deixe de conferir!

Leave a Reply