Sucos funcionais: receitas fáceis, deliciosas e super saudáveis!

Sucos funcionais: receitas fáceis, deliciosas e super saudáveis!

Sucos são maneiras muito gostosas de tornar sua ingestão de água mais interessante – e tudo fica ainda melhor se eles atuarem de maneira inteligente para otimizar os processos do organismo. 

Para isso temos os sucos funcionais – combinações poderosas que podem te energizar antes do treino, ajudar seu corpo a se recuperar melhor depois do exercício ou regular o organismo quando estiver em repouso.

No post de hoje, você vai entender o que são alimentos funcionais, conhecendo os benefícios centrais desses elementos ao organismo. De quebra, trazemos receitas para que você adicione muito mais saúde à sua rotina, tudo muito bem adaptado para cada situação. Fique com a gente e acompanhe!   

O que quer dizer “alimento funcional”?

Utiliza-se a denominação “alimento funcional” para as comidas que servem não apenas para nutrir, mas para estimular ou regular funções diversas no organismo. Por essa razão, são usadas estrategicamente na prevenção ou cura de uma série de doenças. 

Para quem leva um estilo de vida fitness e realiza atividades físicas na busca por um objetivo, a alimentação funcional pode atuar em diversos aspectos da melhora do desempenho. Além da escolha de ingredientes específicos, com as propriedades mais eficientes na aceleração do metabolismo, as combinações entre esses elementos também deve ser muito bem pensada. 

Os sucos são preparações incríveis para quem quer tirar o melhor dos alimentos funcionais, pois com eles é possível combinar vários dos ingredientes mais potentes. Fáceis de fazer e práticos de consumir em qualquer lugar, ainda contribuem para aumentar a ingestão de água, outro fator tão importante para a saúde. 

Mesmo assim, indicamos que a nutrição funcional seja aplicada em todas as suas refeições, tornando-se um hábito para a vida toda – e essa é a melhor maneira de colher os frutos a longo prazo. 

Quer dicas infalíveis para fazer marmitas funcionais que poderão ser consumidas onde quiser? Temos um post inteirinho para você: “Como fazer uma marmita fitness? Veja 5 dicas fáceis!”.

Uma receita para cada momento

Hoje, pensamos nossas receitas para que se adequem ao dia a dia de quem faz exercícios físicos. Levamos em conta fatores como necessidade de energia, níveis de fibras, necessidade de fatores antioxidantes e anti-inflamatórios. Lembrando que você não precisa consumir todos eles em um único dia. Sinta seu corpo, conheça os sinais e procure atender aos seus pedidos!

Suco energizante

Iniciamos com um suco energizante, que te dará toda a energia necessária para se exercitar com máxima intensidade. É importante que a preparação seja leve, para que não haja desconforto abdominal na hora do treino. 

Ingredientes:

  • 1 maçã;
  • ¼ de beterraba;
  • 1 lasca de gengibre;
  • 200 ml de água filtrada ou água de coco.

Modo de preparo: bata os ingredientes no liquidificador até que estejam bem homogêneos. Ao final, você pode coar seu suco para consumi-lo sem as fibras, que possuem certo efeito laxativo. A beterraba e o gengibre são alimentos termogênicos, que aceleram o metabolismo e dão aquele pump necessário para um treino pesado! É só colocar na garrafinha e consumir bem gelado, cerca de 30 min antes de treinar.

Suco recuperador

Depois de treinar, seus músculos e articulações precisam de descanso e insumos que incentivarão a renovação celular. Nesse momento, também é interessante a ingestão de ingredientes anti-inflamatórios, que auxiliarão seu corpo a recuperar a vitalidade com muito mais rapidez.  

Ingredientes: 

  • 1 pepino com casca;
  • 1 maçã;
  • Suco de 1 laranja;
  • Algumas lascas de gengibre;
  • Folhas verde escuras: couve, escarola e capim santo.

Modo de preparo: esse é o tradicional suco verde. Para fazê-lo, os itens devem ser picados e batidos no liquidificador. A maior parte da água virá do pepino e da laranja, no entanto, se necessário, adicione água à mistura. Ao final, seu suco precisará ser coado – para isso, utilize um coador de pano que possibilita maior aproveitamento. Essa é a preparação mais medicinal e funcional de nossa lista, com propriedades anti-inflamatórias potentes! 

Suco regulador

Por último, uma receita para ser consumida sempre que sentir necessidade de regulação do organismo e perfeita para aumentar a ingestão de fibras, tão necessárias para o bom funcionamento intestinal. 

Ingredientes:

  • Frutas vermelhas congeladas (morangos, framboesas e ameixas);
  • Cubinhos de mamão;
  • 3 colheres de sopa de farinha de aveia;
  • 200 ml de leite vegetal de sua preferência;
  • Um pouquinho de mel (se quiser adoçar).

Modo de preparo: bata tudo no liquidificador até que se forme uma vitamina bem linda e cremosa. Sirva em um copo grande e coloque um pouquinho da farinha de aveia por cima, para decorar. Além de regular o intestino (por ser riquíssima em fibras) essa combinação é deliciosa e muito saciadora – um verdadeiro afago naqueles dias em que queremos tomar algo gostoso e saudável para dar um break ao organismo.  

Esperamos que tenha aprovado as receitas escolhidas com cuidado para seu dia a dia. Lembrou de algum tema que gostaria de ver aqui no blog? Não se acanhe e escreva um comentário para a gente! Adoramos ler suas sugestões. 

Já seguiu a Chic Charm no Instagram? Por lá a gente posta muito mais conteúdo incrível sobre viagens, estilo de vida ativo, casa e organização – além de te manter atualizada sobre as novidades da loja. Não perca tempo e apareça por lá! 

Até a próxima! <3

Leave a Reply