Saladas para marmita: aprenda a preparar e conservar receitas deliciosas!

Saladas para marmita: aprenda a preparar e conservar receitas deliciosas!

Tem muita marmiteira e marmiteiro por aí que deixa de consumir as tão necessárias saladas por acreditar que elas simplesmente não combinam com marmita. Os problemas são diversos: as folhas ficam murchas, os sabores se misturam e se perdem, há acúmulo de água e as frutas e legumes escurecem. A boa notícia é que tudo isso aí pode ser facilmente resolvido com algumas dicas e receitas específicas.

Afinal, não dá para restringir a variedade da alimentação por entraves como esses. Consumir folhas e legumes diariamente e em porções adequadas é crucial para a manutenção da saúde, do bem estar e para o fortalecimento das defesas naturais – tudo o que mais precisamos!

Quer aprender a fazer aquela salada para marmita perfeita? Fique com a gente e conheça dicas e receitas que vão mudar sua alimentação para melhor!

Dicas gerais para arrasar em qualquer combinação

Antes de apresentar as receitas que selecionamos, vamos conversar um pouquinho sobre como as folhas, legumes e frutas se comportam depois de algumas horas no potinho? Com esses conhecimentos ficará muito mais fácil soltar a criatividade e montar combinações deliciosas que ficam fresquinhas por muito mais tempo! Olha só essas dicas:

1. Molhos e temperos devem ser levados separados:

Vocêespera uma salada fresquinha, com folhas crocantes e sem acúmulo de água? Leve seu molho e temperos separados! O sódio dos condimentos puxa a água das folhas e legumes em um processo natural e inevitável de osmose, por isso as saladas devem ser temperadas logo antes de consumir. Manter um potinho pequeno para molhos é uma saída bem prática e eficiente que garante uma salada fresquinha!

2. Evite levar as frutas já cortadas:

A maioria das frutas e legumes possui uma enzima que, quando em contato com o ar, faz com que a superfície oxide e escureça. Essa substância é chamada polifenol oxidase, também conhecida como PPO, e sua exposição ao oxigênio pode criar um aspecto bastante indesejado nos ingredientes cortados, além de alterar o sabor. Isso não quer dizer que o alimento está estragado, em especial se conservado em potes herméticos refrigerados. De qualquer maneira, se esse fenômeno te incomoda, prefira levar frutas inteiras ou cortadas pela metade, de maneira com que a camada escurecida possa ser removida. 

Leia também: Saiba como montar uma lancheira saudável para seu filho!

3. Tenha um recipiente exclusivo para suas saladas

Reservar um pote apenas para as saladas evita que outros alimentos com odores fortes afetem os sabores delicados das suas receitas. Na hora de escolher seu recipiente, certifique-se de que a vedação da tampa é segura o suficiente para evitar que molhos e outros líquidos escapem, em especial se quiser chacoalhar o conteúdo para que todos os ingredientes fiquem bem temperados. Cuidado com materiais porosos, nada adequados para levar alimentos. Prefira recipientes de qualidade com plástico seguro e robusto.  

4. Mantenha sua salada refrigerada

Tem uma geladeira disponível para manter seu potinho até a hora de consumir? Perfeito! Folhas e legumes reagem melhor em temperaturas amenas e ficarão mais fresquinhos ao longo do dia. Se não houver esse luxo, opte pela bolsa térmica. Se quiser prolongar a refrigeração, pode adicionar um patch de gel congelável.  

Enfim, marmita gostosa é marmita feita com carinho e conservada de maneira segura! Quer dar um upgrade completo em sua maneira de montar e conservar a marmita de todo dia? Temos um post inteirinho com dicas de ingredientes, recipientes, refrigeração e preparação da sua quentinha: Guia da marmita perfeita: saiba conservar alimentos.  

Receitas de salada para marmita que você precisa experimentar! 

Agora que você conhece o básico para manter sua salada fresquinha, experimente essas três receitas balanceadas que a equipe Chic Charm testou e aprovou!

Salada tropical no copo com grão de bico

Perfeita para acompanhar a refeição principal ou ser consumida sozinha, como lanche. Para montar, utilize um copo para salada com tampa ou pote de vidro bem vedado.

Ingredientes: 

  • Repolho ralado;
  • Cenoura ralada;
  • Beterraba ralada;
  • Tomate cereja;
  • Manga em cubos;
  • Grão de bico cozido;
  • Milho;
  • Sal e azeite.

Modo de preparo: vá adicionando os ingredientes em camadas, começando pelos mais pesados e progredindo em direção aos mais leves. O grão de bico e o milho devem ficar na base, enquanto a manga e o repolho ficam por cima. O tempero com azeite e sal deve ser adicionado no momento de consumir. 

Folhas verdes com trigo em grão 

Fresquinha, gostosa e ideal para quem não gosta de frutas na salada. Essa opção é rica em ferro, e o trigo oferece uma dose extra de energia. Veja como se faz:

Ingredientes: 

  • Trigo em grão cozido;
  • Salsinha e cebolinha picados;
  • Alface americana;
  • Repolho; 
  • Agrião;
  • Almeirão;
  • Limão, azeite e sal;
  • Amêndoas trituradas;
  • Demais folhas de sua preferência.

Modo de preparo: cozinhe o trigo na panela de pressão por 20 minutos. Rasgue as folhas em pedaços confortáveis para pegar com o garfo e levar à boca. Misture com o trigo cozido e as amêndoas trituradas, para adicionar crocância. Para colocar na hora de consumir, faça um temperinho separado com o sal, limão e o azeite. 

Salada de macarrão integral com molho de iogurte

Uma opção perfeita para quem quer levar a refeição inteira em um pote só, e não tem onde esquentar. Essa marmita fria com salada de macarrão integral e molho de iogurte é rápida, balanceada, saudável e dá sustança para várias horas de correria. Olha só: 

Ingredientes:

  • Uma xícara de macarrão parafuso integral;
  • Cenoura ralada;
  • Beterraba ralada;
  • Salsinha picada;
  • Brócolis;
  • Azeite;
  • Sal;
  • Iogurte natural. 

Modo de preparo: cozinhe o macarrão integral por sete minutos. Retire a água do cozimento. Cozinhe o brócolis no vapor e resfrie tudo em água gelada. Escorra bem. Para fazer o molho com iogurte natural, misture-o à salsinha, sal e azeite. Coloque o molho sobre o macarrão e adicione a cenoura e a beterraba raladas. O brócolis é cozido ao vapor e pode ser colocado ao lado, como acompanhamento. Tempere-o com sal e azeite. 

Leia mais e conheça 3 receitas rápidas saudáveis com frango!

E aí, já animou para preparar aquela salada incrível e deixar seu dia a dia ainda mais fresco, saudável e balanceado? Conte pra gente nos comentários! Vamos adorar conversar com os marmiteiros de plantão que acompanham o blog!

Procurando por mais conteúdo informativo e apaixonante, com a cara da Chic Charm? Siga a loja no Instagram. No nosso perfil, interagimos diariamente e te atualizamos sobre novas linhas e produtos. Nos vemos por lá!

Leave a Reply