Kit escolar infantil: mochila ou bolsa de rodinhas?

Kit escolar infantil: mochila ou bolsa de rodinhas?

As férias já estão terminando e está chegando a hora de preparar as crianças para voltar às aulas, mas antes dessa nova etapa começar, precisamos passar pelo difícil momento de escolher os materias escolares. Nessa hora, uma dúvida frequente que surge para mamães e papais é: no kit escolar infantil, é melhor escolher mochila ou bolsa de rodinha?

Essa é uma questão que deve ser levada a sério, pois ela interfere totalmente no dia a dia dos pequenos, podendo gerar, inclusive, influência na saúde e até na disposição deles. Ela deve ser avaliada e os responsáveis precisam levar em consideração diversos fatores super importantes, como peso, altura, dinâmica escolar e até transporte.

Aqui na Chic Charm pensamos em kits escolares que possam atingir as mais diversas necessidades, inclusive temos até um post sobre como montar o seu kit. E para te ajudar, separamos alguns passos essenciais para te guiar nessa difícil decisão.  Vem com a gente conferir!

Mochila ou rodinhas? O kit escolar certo para seu filho

Uma resposta rápida para essa pergunta seria “tanto faz”, já que o formato e o tamanho dos dois modelos é praticamente o mesmo. Porém, essa questão não pode ser solucionada com uma afirmação tão básica. 

As alças ajustáveis proporcionam praticidade e autonomia para os pequenos, já as rodinhas aliviam qualquer peso, no entanto, exigem limites durante seu uso. 

Muitas fatores podem ser levantadas nessa discussão, mas como mencionamos, estamos aqui para te ajudar, por isso, vamos conhecer juntos as vantagens que cada modelo pode oferecer.

Mochila = praticidade

mochila infantil estampada

Vamos começar entendendo os benefícios da mochila infantil, que, por si só, é prática e possibilita o transporte dos materiais em praticamente qualquer lugar. As rodinhas podem atrapalhar em calçadas esburacadas ou pisos muito lisos, com as alças  ajustadas fica mais fácil levar o que a criança precisa, independentemente do destino. 

Quando encaramos a porcentagem recomendada para o peso da mochila (ela deve responder a, no máximo, 10% do peso da criança) ela pode até parecer limitada, mas é importante lembrar que o necessário para os primeiros anos da escola realmente não deve ultrapassar esse valor, então a recomendação deve ser retirada da lista de problemas.

Outro fator super importante que é acentuado pelo uso da mochila é o sentimento de autonomia e disciplina que a criança ganha utilizando-a. 

É essencial, com o passar dos anos, que os pais ofereçam oportunidades para a criança aprender responsabilidade com pequenas coisas, e essa é a chance perfeita.

Esse processo é bem fácil, você só precisa mostrar a criança que aquela nova mochila é responsabilidade dela, ela que vai carregá-la nas costas e deve se manter atenta em todos os locais, para não esquecê-la para traz. 

Outra dica de disciplina é limitar os componentes da mochila e criar pequenas regras do que entra e do que sai.

Bolsa com rodinhas = conforto

bolsa de rodinhas com lancheira

Uma das razões mais óbvias para optar pela bolsa de rodinhas é exatamente a questão do peso e da comodidade das crianças. Com o apoio das rodinhas, o peso sai das costas e vai todo para a mão, o que ainda limita a quantidade de elementos, mas permite mais liberdade para os pais carregarem.

Na hora de escolher a lancheira, a bolsa de rodinhas também é uma ótima aliada para o seu kit escolar. Com o acessório fora das costas, a lancheira serve como uma mini mochila, que oferece uma redução do peso e ainda abre um espaço separado para os lanches, eliminando totalmente o risco de danificar os materiais escolares com a comida. 

Vai viajar com as crianças de avião? Essa bolsa também pode ser utilizada para essa finalidade. 

Se o passeio tiver a duração de poucos dias, o espaço disponível comporta com tranquilidade todos os itens do pequeno, tanto para roupas, quanto para brinquedos, libera espaço dentro da mala dos adultos e ainda facilita no transporte dentro do aeroporto.

Como escolher a opção certa para o kit escolar?

kit escolar infantil para meninas

Chegou a hora de escolher e, mesmo com todas as nossas dicas, ainda restam dúvidas? Tudo bem, esse é um momento muito importante, é super normal estar confuso. Nesse instante, é importante imaginar possibilidades de rotina para encontrar a bolsa certa para seu filho. 

O caminho para a escola é feito a pé? Como são as ruas desse caminho? Se elas tiverem calçadas muito discrepantes, ou ruas perigosas, o ideal é manter a bolsa da forma mais prática possível, ou seja, adicione ao seu kit uma boa mochila Chic Charm, para que o foco total do trajeto esteja em você e na criança. 

A escola pede para que a o pequeno leve brinquedos, materiais artísticos e até mesmo uma troca de roupas muitos dias da semana? O conforto das rodinhas é capaz de oferecer mais tranquilidade na hora de organizar uma bolsa com muitos itens.

Como deu para perceber, nossa pergunta do título desse texto não tem uma resposta certa, na verdade, ela pode ser usada como um guia para entender a rotina do seus filhos e escolher, dentro dessas limitações, o melhor kit escolar, seja ele com estampas de carros, ou cores femininas. 

Confiras as novidades para a volta às aulas da Chic Charm no nosso site e não deixe de acompanhar nossos posts especiais sobre o tema aqui no blog!

Leave a Reply