O guia prático para organização da cozinha: melhores dicas Chic Charm!

O guia prático para organização da cozinha: melhores dicas Chic Charm!


Para muita gente, a cozinha é o cômodo mais importante. O coração da casa, onde todo mundo se junta para nutrir o corpo e viver momentos gostosos em grupo. Dentre todos os ambientes da casa, é o que une o maior número de funções: é um espaço de convívio, e por isso deve ser agradável e convidativo, mas também precisa ser utilitário, pronto e seguro para que possamos limpar, preparar e armazenar alimentos.

Por tudo isso a organização da cozinha é tão importante! Uma cozinha desorganizada significa maiores dificuldades em seu uso prático, com utensílios que ficam perdidos e são cada vez menos utilizados, esquecidos em meio à bagunça. A mobilidade também é prejudicada, com bancadas cheias de coisas que poderiam estar alocadas de maneira mais compacta e cômoda.

Leia também: 5 dicas práticas para organização de casa!

E aí, preparado(a) para usar esse momento de reclusão e maior tempo livre para realizar aquela organização extensiva da sua cozinha? Para te ajudar na missão, a Chic Charm preparou algumas dicas infalíveis. Olha só:

Organização da pia

A pia é a área de maior movimentação em uma cozinha comum. Por envolver uso frequente, recomendamos que mantenha o mínimo de itens possível – isso vai facilitar sua mobilidade e evitar que mais e mais coisas se acumulem ao longo do tempo, pois essa é uma tendência natural.

Concentre-se no necessário para higienização das louças: esponja, detergente, escorredor e algum outro item de limpeza que você use bastante. Itens adicionais podem ficar guardados em outro local e trazidos quando necessário.

Se houver essa possibilidade, mantenha os itens essenciais da lavagem de louças no armário da pia, logo abaixo da cuba. Lembre-se que esse espaço também deve ser muito limpo e organizado, como se fosse um gabinete para alimentos: não descuide da higienização. Agora confira as dicas pontuais que vão transformar essa área da sua casa:

Use um porta detergentes com porta esponjas

ele dará um visual bem mais limpo à sua pia. Aposte nele!

Use duas esponjas

Uma para a louça em geral, com resíduos gordurosos, e outra, em cor diferente, para os copos e outras louças sem gordura. Isso vai agilizar sua lavagem, evitando que a gordura de pratos e panelas suje outros itens.

Escolha bem o escorredor

Seu escorredor deve ser dimensionado de acordo com o tamanho da família e a quantidade de louça que costumam produzir. Lembre-se que esse item também deve ser lavado de tempos em tempos e mantido bem sequinho, para evitar danos.

Organização dos armários e gavetas

Essa provavelmente será a etapa mais exasperante de sua jornada pela organização da cozinha. Prepare-se para explorar todos os armários e encontrar utensílios bastante úteis dos quais já tinha esquecido, retirar aquelas coisas que já não estão boas ou seriam melhor utilizadas por outras pessoas, além de realizar uma boa limpeza!

O processo pode ser um pouquinho trabalhoso, mas garanto que transformará suas experiências de culinária, tornando o dia a dia muito mais prático. Lá vão as dicas:

Decida o que vai e o que fica

Não acumule itens quebrados, muito desgastados ou aqueles que já provaram não ser muito úteis. Acha que não vai mais usar? Pode retirar de sua cozinha – nada ficar esperando por uma ocasião hipotética em que aquele item será super útil. Reunidos esses materiais, veja o que pode ser usado por outras pessoas e o que deve ser descartado.

Tábuas de corte em madeira ou plástico muito riscadas devem ser substituídas, pois acumulam bactérias. Panelas de fundo desgastado também precisam ser trocadas.

Dê atenção especial à gaveta de talheres

Simplesmente não dá pra manter uma gaveta organizada sem um divisor de talheres. Escolha um modelo fácil de limpar, pois a lavagem deve ser realizada com certa frequência. Mantenha na gaveta seus talheres do dia a dia – os talheres especiais deverão permanecer no faqueiro.

Facas com pontas delicadas devem ser guardadas em outros locais, pois o abrir e fechar da gaveta as desgasta facilmente. Suportes de inserir ou de grudar facas na parede, com imãs, podem ser opções boas e bem estilosas.

Forre as panelas antes de empilhar

Para otimizar o espaço, é bem provável que tenha que empilhar alguma panelas. Nesse caso, evitar os riscos é fácil: forre com uma folha de papel toalha e empilhe com tranquilidade.

Use um aramado para organização

Os aramados são ótimos para organizar itens como tábuas e tampas de panela. Não deixe esses itens soltos: eles vão riscar ao longo do tempo!

Organização da geladeira

Dá pra escrever um post inteiro só sobre a organização dessa parte importantíssima da cozinha. Organizar a geladeira corretamente traz bem mais que praticidade ao dia a dia: é uma questão de higiene e segurança alimentar que pode livrar sua família de perigos sérios! Então vamos já para as dicas:

Nunca guarde embalagens abertas ou alimentos destampados

Alimentos expostos ressecam e se contaminam. Além de nada seguros, soltam cheiros bem desagradáveis que vão te fazer se arrepender de não ter tampado tudo bem direitinho.

Guarde tudo de acordo com a temperatura

As várias partes da geladeira gelam de formas diferentes. A porta é a região menos fria, por isso deve armazenar os produtos mais resistentes, como bebidas que não serão consumidas imediatamente, enlatados fechados e algumas frutas. Ovos na porta? Nunca! Na área mais fria (o fundo, na parte inferior) mantenha alimentos prontos, como arroz e feijão cozidos – tudo em potes com fechamento hermético.

Tenha seções bem definidas

Prefira guardar “famílias” de alimentos sempre juntas, em partes definidas do refrigerador. Isso torna mais fácil o processo de encontrar o que você precisa e evita que alguma coisa fique esquecida.

Lave itens e embalagens antes de guardar em sua geladeira

Se trouxer itens do mercado e não realizar a limpeza, todas as sujeiras e outros elementos perigosos vão parar dentro de sua geladeira, contaminando tudo. Em tempos de prevenção à Covid-19, esse passo é ainda mais importante. Limpe bem tudo que for trazido dos supermercados!

Gostou do post de hoje? Para sugestões, dicas e dúvidas, fale com a gente nos comentários. Vamos adorar bater um papo com você! Pra ficar por dentro de tudo, siga a Chic Charm no Instagram e mantenha-se ligada nos posts semanais aqui do blog.

Até a próxima e ótima organização! <3

Leave a Reply