Cantinho de maquiagem: confira 3 dicas para montar o seu!

Cantinho de maquiagem: confira 3 dicas para montar o seu!

A maquiagem deixou de ser apenas para eventos importantes, ou ocasiões especiais. Hoje, os produtos de beleza são entendidos também como parte essencial da identidade e personalidade de muitas pessoas, e assim como essa identificação transparece nas produções, um cantinho de maquiagem específico também pode fazer toda a diferença no dia a dia.

Na decoração do quarto, buscamos refletir quem somos e tudo que mais gostamos, e os batons, pincéis e maquiagens favoritos também podem fazer parte dessa composição. Seja em uma penteadeira, nos charmosos nichos ou até mesmo ocupando algumas gavetas do guarda roupa, o mais importante é pensar na disposição certa para cada item.  

Para além de selecionar alguns itens para decorar e deixar o espaço mais bonito, montar um cantinho de maquiagem prático requer muita organização e disciplina para manter tudo arrumado. E foi pensando nessa necessidade que a equipe Chic Charm separou 3 dicas indispensáveis. Venha conferir!

Cantinho da maquiagem: pontos para prestar atenção!

Antes de elencar as 3 dicas para te ajudar na produção do seu cantinho de maquiagem, existem alguns pontos importantes que precisam ser levados em consideração. O primeiro deles tem relação ao local da casa que esse cantinho vai ser posicionado.

Sabemos que, muitas vezes, o banheiro é o local com a melhor iluminação para enxergar a verdadeira cor de cada produto e montar uma make compatível ao seu rosto. Mas esse não é o ambiente mais adequado para manter maquiagens e produtos de beleza. A umidade ali é um dos principais vilões quando o assunto é modificação de produtos.

Para garantir o mesmo efeito de luz, porém em um espaço mais apropriado, busque organizar seu cantinho de maquiagem perto da janela do quarto ou em um local que recebe os raios de luz natural por mais horas do dia. Durante a noite, vale posicionar também algumas luminárias de luz branca para acertar na produção.

Confira outras dicas sobre organização funcional do quarto aqui no blog!

Agora é hora das 3 dicas preciosas! Vamos lá? 

1. Comece pela organização dos produtos

Para um cantinho de maquiagem eficiente e prático no dia a dia, é preciso pensar em formas de organizar e setorizar os objetos de beleza. É possível pensar em várias formas de planejar esse espaço, mas a ordem principal é manter tudo a mão para evitar desperdício de espaço com coisas que você não usa.

Elencar esse nível de necessidade é muito simples, comece com a ordem lógica da maquiagem que você faz todos os dias, e pense também nos produtos que mais gosta quando quer um visual mais glamouroso e especial. Deixe os produtos do dia a dia mais fáceis e guarde em caixas ou necessaries batons e sombras exclusivas. 

Outra ideia válida na hora de criar uma organização personalizada para o seu cantinho de maquiagem é separar potes, caixas e nichos para deixar “cada produto no seu quadrado”. Os organizadores de casa são ótimas opções, mas atente-se a escolher aqueles que fazem parte da paleta de cores do seu espaço para não perder a harmonia.

2. Muito além da penteadeira!

Apesar de muitas inspirações pela internet apresentarem sempre lindas penteadeiras como o espaço ideal para maquiagem, a realidade muitas vezes é bem diferente. Nem sempre o espaço que você tem disponível para seus produtos é adequado para esse tipo de móvel, mas não é por isso que você precisa abrir mão dessa ideia. 

O seu cantinho de maquiagem dos sonhos pode ser improvisado com móveis menores e prateleiras que podem se encaixar de uma forma única, deixando tudo com a sua cara. O espaço está pequeno? Pense em utilizar as paredes com nichos e gradinhas que podem auxiliar na organização.

Precisa organizar as makes e outros produtos em um ambiente multiuso? Móveis mais estreitos e com compartimentos e prateleiras internas, como as sapateiras e aparadores, são ótimos para dividir tudo que você precisa. Com cestos e caixas individuais é possível combinar diferentes necessidades em um só local. 

Para saber mais sobre organização de guarda-roupa, confira as dicas!

3. Garantindo um espaço extra

Não foi possível posicionar uma mesa no seu cantinho de maquiagem para deixar seus produtos favoritos disponíveis e expostos? Sem problema! Como já comentamos aqui, prateleiras e organizadores na parede são ótimos para dispor pincéis, acessórios e itens mais específicos.

Para suprir essa necessidade sem espalhar bagunça por outros locais do quarto, pense no uso das necessaires como um local extra para suas makes. No guardar-roupa, ou até mesmo nas gavetas de uma cômoda, separe seus produtos por categorias em diferentes bolsinhas.

Uma ótima ideia para facilitar nas makes de rotina, é deixar uma necessaire montada com seus produtos favoritos para trabalhar. Selecione um kit de necessaires exclusivo para essa função e separe neles tratamentos faciais, hidratantes, primers e produtos para a pele, assim fica mais fácil encontrar tudo sem deixar bagunça.

Seja o seu cantinho de maquiagem uma penteadeira ou um móvel improvisado com seus produtos favoritos disposto nichos, organizadores, ou maletas, o mais importante aqui é construir um ambiente que tenha a sua cara e deixar as funções de beleza do dia a dia mais fáceis.

Para mais dicas de organização da casa com personalidade e estilo, confira as novidades aqui do blog. Até o próximo post! 

Leave a Reply