5 dicas práticas para melhorar a organização de casa

dicas de organização de casa

Em meio à rotina corrida dos tempos atuais, manter a casa organizada pode ser um grande desafio. Pensando nisso, a Chic Charm selecionou 5 dicas práticas para melhorar a organização de casa sem sofrimento.

Não importa se a sua casa é pequena ou grande, se vive em um apartamento ou em um flat, se mora sozinho ou tem filhos, se trabalha fora ou não: a organização do lar é uma tarefa presente na vida de todo mundo, mas não precisa ser um fardo.

O maior erro que as pessoas cometem em relação a esse assunto é deixar tudo acumulado para resolver em um dia só. Dessa forma, parece que você nunca vai dar conta e o sentimento de frustração gera desânimo antes mesmo de começar.

Manter uma rotina de arrumação, com pequenos passos diários, ajuda a lidar com esse problema. São atitudes simples que podem facilitar muito a sua vida. Vamos aprender a como organizar a casa de maneira prática? Acompanhe nossas dicas!

5 Dicas de organização doméstica para seguir já!

Crie um cronograma de tarefas

O primeiro passo para criar um hábito de organização é montar um planejamento semanal e “quebrar” o serviço em atividades menores. Assim, você sente satisfação ao concluir várias tarefas pequenas em vez de se deparar com uma só que vai demandar muito tempo.

Neste caso, trata-se de uma arrumação geral e rápida; a limpeza pesada, com mais cuidado, precisa ser feita em 1 dia exclusivo, já que envolve mais tempo e esforço – o que geralmente não temos em dias de trabalho.

A divisão poderia funcionar do seguinte modo: recolher objetos avulsos e devolvê-los ao seu lugar de origem durante 10 minutos, lavar e guardar a louça por 15 minutos, varrer o chão e recolher os lixos em 10 minutos e assim por diante.

Investindo menos de uma hora, todos os dias, você consegue deixar tudo em ordem e diminuir o volume de trabalho no momento da limpeza completa. Se você mora com a família, lembre-se de distribuir as funções – todo mundo pode e deve ajudar!

É claro que as tarefas e o tempo investido podem variar de acordo com suas necessidades – recolher o lixo, por exemplo, é algo que dá para ser feito apenas duas vezes por semana.

A ideia é estabelecer e manter uma frequência, para que as atividades não se percam na correria do dia a dia.

Divida a arrumação por cômodos

cesto organizador com divisórias

É possível, também, escolher um ambiente para arrumar em cada um dos 5 dias úteis da semana.

Uma sugestão de divisão seria: sala de estar na segunda-feira, quarto do casal (ou o seu quarto, se for solteiro) na terça-feira, banheiros na quarta-feira, quarto dos filhos, de visitas ou home office na quinta-feira e cozinha na sexta-feira.

Há algumas atividades que não podem ser acumuladas para a resolução em apenas um dia, como lavar a louça das refeições. Ao dividir por cômodos, separe o que é diário e o que dá para ser feito semanalmente.

Se for funcional, você pode aproveitar a divisão de cômodos por dia e realizar a limpeza mais pesada de forma fracionada ou separar um dia inteiro só para ela, como citamos antes.

Não deixe objetos fora do lugar

Em grande parte das vezes, quando a casa está desorganizada, não é necessário uma grande limpeza: tudo se resolve com o armazenamento correto de objetos. Se tudo o que for tirado do lugar for devolvido na hora, sua casa estará sempre em ordem.

Sabemos que é fácil falar, mas, na prática, a situação é outra. Os controles de aparelhos eletrônicos ficam jogados no sofá, calçados espalhados pelos cômodos, roupas que foram usadas são colocadas nas poltronas e cadeiras…

Estamos acostumados a fazer as atividades diárias no automático e nos esquecemos de que, depois, seremos nós mesmos os responsáveis pela organização de tudo. Tente agir na hora para evitar aborrecimentos no futuro. São aquelas ações simples que ajudam a todos: tirou, devolva; abriu, feche; acendeu, apague.

Livre-se de objetos sem funcionalidade

Se você perceber que há muitos problemas com objetos fora do lugar ou a falta de espaço para guardá-los de maneira prática, avalie a necessidade de ter esses itens. Muitas vezes acumulamos itens que não são mais usuais pelo simples hábito de tê-los por perto.

Em outras situações, acreditamos que eles serão úteis em algum instante, mas muito tempo se passa sem que esse dia chegue. Pratique o desapego!

Faça uma avaliação geral e mantenha somente o que for utilizado com frequência ou o que é crucial para momentos específicos (ferramentas de reparo são um exemplo).

Brinquedos que as crianças não dão atenção, roupas não usadas nos últimos 6 meses, excesso de utensílios na cozinha e outros itens podem ser doados para melhor aproveitamento. Pode ser difícil, mas não compensa manter itens de valor afetivo se não há funcionalidade.

Conserte objetos com defeito ou invista em itens novos, jogue o que não está em boas condições de uso e libere espaço. Quanto mais itens você tiver, mais complicado será manter a organização no seu lar.

Invista em organizadores

cesto organizador

Depois de fazer uma grande limpeza e eliminar o excesso de objetos, é hora de organizar tudo. Nessa hora, os itens organizadores são seus melhores amigos. Caixas, potes, maletas, cestos, entre outros.

Ao saber onde cada peça deve ser armazenada, fica mais simples encontrá-las no dia a dia e preservá-las em ordem. A Chic Charm tem organizadores para a casa toda, veja algumas de nossas opções:

  • Organizador de mesa multifuncional com compartimentos;
  • Organizador com andares;
  • Cesto organizador multiuso – ideal para ensinar as crianças a guardarem os brinquedos;
  • Kit de banheiro completo (saboneteira, porta escova de dentes, frasco para sabonete líquido, cesto de lixo e porta papel higiênico);
  • Cabides e varal para pendurar roupas;
  • Caixas de remédios
  • Organizadores de maquiagem, porta-joias e muito mais.

Conheça nosso site e se surpreenda com a facilidade em manter sua casa arrumada!

Um comentário em “5 dicas práticas para melhorar a organização de casa

  1. Pingback: Rattan na decoração: organização e estilo na sua casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *