Guia de organização: tudo que você precisa para uma casa organizada

Guia de organização: tudo que você precisa para uma casa organizada

Aqui na Chic Charm a gente sabe o apreço e cuidado que você tem pela sua casa. Entendemos que este é o lugar em que passamos os momentos mais significativos com as pessoas que amamos, e cuidar dele é quase que como cuidar da família – afinal, manter um espaço agradável, organizado e limpinho é convidativo e estimula os laços afetivos. 

Ao mesmo tempo, também sabemos que a arrumação da casa pode ser um fardo, uma pressão. Não precisa ser assim! Dá pra encontrar um meio termo saudável, prático e funcional, que ofereça o ambiente agradável que você sempre quis sem consumir horas do seu dia a dia

E é claro que, para isso, nada melhor que muuuuita informação. No post de hoje, a equipe Chic Charm assume a missão de construir um manual completíssimo e atualizado de arrumação doméstica.

Para dar conta, separamos tudo por cômodos, com dicas práticas e adaptáveis que vão revolucionar sua faxina semanal. De quebra, elencamos orientações para manter a arrumação ao longo da semana, o que facilita a limpeza pesada e conserva sua casa organizada, cheirosa e limpa. Bora?!     

Organização pesada: cômodo a cômodo

foto do cesto organizador com tampa rosa visto de cima

Pelo menos uma vez por semana, a casa deve passar por aquela limpa geral – a famosa faxina. É o dia que reservamos à limpeza mais pesada, envolvendo água e esfregão nos cômodos mais necessários. Esse dia é importante, mas deve ser “aliviado” na medida em que você for aplicando as dicas de manutenção que conhecerá lá no final do post! 

 Comecemos as pela ordem da sua limpeza, um fator que pode afetar bastante o tempo e o esforço empregados! A maior parte dos especialistas em arrumação recomendam que a faxina comece pelos quartos, passe pela sala e termine com a cozinha/banheiros, os dois cômodos que muito provavelmente precisarão de uma boa esfregada. 

Isso evita que o pó e detritos dos cômodos mais sujos sejam trazidos para os mais limpinhos, o que reduz o retrabalho. Lembre-se, também, de tirar a sujeira mais grossa primeiro, seja qual for o cômodo.

Quartos em dia!

Os primeiros cômodos da nossa saga de arrumação são os quartos, as áreas mais pessoais e íntimas da casa. Antes de iniciar, verifique se a roupa de cama precisa ser trocada e se está arrumada adequadamente. Esse passo pode te ajudar a entrar no “espírito” da faxina e, de certa forma, já deve ser realizado todos os dias.

Depois, arrume sua penteadeira e mesas de cabeceira, tirando o pó e organizando objetos, quando necessário. Passe o aspirador ou vassoura pelo piso, assegurando que a poeira mais grossa seja toda retirada. Depois, se sentir necessidade, passe um pano no chão e nos móveis. Nessa hora, abrir bem as janelas para dar aquela ventilada é mais que necessário!

Quando quiser usar qualquer produto de limpeza, observe bem a compatibilidade dos componentes com as superfícies a serem limpas (ninguém merece pisos e móveis manchados ou riscados, não é?). Para evitar erro, confie no rótulo!  

Seu escritório fica no quarto? No nosso post especial com tudo o que você precisa saber para manter um quarto bem organizado, reservamos um espaço só sobre a organização e limpeza de um quarto com home office. Nossas principais dicas se concentram na divisão entre a área de descanso e a área de trabalho, além da utilização de organizadores para dar conta de fios e papeladas espalhada. Corra lá e confira na íntegra!

Para quem tem filhos: organizando o quarto infantil

Seus filhos possuem aquela coleção de brinquedos super numerosa e difícil de manter arrumada? Na faxina do quarto dos pequenos você pode seguir todos os passos que listamos para um quarto comum, dando atenção especial à “brinquedoteca”, o cantinho lúdico da criança. 

Recomendamos que os brinquedos sejam higienizados de tempos em tempos, em especial aqueles que são mais utilizados. Insira seu pequeno(a) na tarefa, para que ele se sinta parte do processo e desenvolva a autonomia. Quer informações mais completas? Confira nosso post “Arrumação do quarto infantil: organizando brinquedos com a criança!”.

Organização e limpeza da sala

Na faxina da sala, novamente, comece com a remoção do pó, espanando bem o sofá e todas as demais superfícies. Não se esqueça dos eletrônicos, que devem ser limpos com cuidado especial para não riscar ou danificar. Espanar coleções de DVDs ou CDs é essencial, já que esses itens pequenos costumam acumular bastante sujeira. 

Depois, é só aspirar o chão e, se necessário, passar um pano úmido com o produto adequado. Se quiser, lustre seus móveis. Um toque legal é limpar os controles remotos, que sujam com facilidade no dia a dia. Um paninho com álcool é o suficiente. 

A sala é aquele espaço em que recebemos convidados, portanto deve estar sempre cheirosa. Reunimos dicas para manter sua casa com cheiro de limpeza no nosso post especial: “Casa perfumada: como manter o cheirinho de casa limpa todos os dias!”. Por lá tem várias ideias especiais para a sala de estar. 

Aquela limpa na cozinha

E chegamos naquela parte da faxina que envolve balde e esfregão. Nossa dica é iniciar a limpeza da sua cozinha pelas superfícies superiores, e isso envolve zerar a louça suja e guardar todos os itens dos armários. 

No nosso post especial sobre organização da cozinha, comentamos sobre a importância de fazer uma limpa periódica em armários e gavetas da cozinha, retirando o que já não se usa e organizando de maneira otimizada os itens mais importantes. Vale a pena conferir! 

Depois de limpas e organizadas todas as superfícies, passe para a limpeza do chão. Para isso, você deverá elevar as cadeiras e demais móveis fáceis de erguer, aproveitando para passar um paninho neles. Acredite: cadeiras de cozinha são mais sujas do que você pensa!  

Na hora de esfregar o chão, cuidado com a quantidade de água utilizada. Ela deve ser suficiente para remover toda a sujeira, sem desperdícios. Jogar água demais é péssimo para o ambiente e ainda torna a limpeza mais demorada. 

Limpeza semanal dos banheiros

Por fim, lave os banheiros. Inicie pela pia e vaso sanitário, utilizando produtos potentes que não agridam os materiais do revestimento ou da louça! 

Para evitar mau cheiro nos ralos e no vaso sanitário, você pode aplicar bicarbonato de sódio e carvão natural, dois neutralizadores naturais de odores. Capriche na desinfecção desses elementos!

Depois, enxágue as louças e esfregue bem o chão. Foque nos rejuntes do revestimento, que costumam juntar limo. Para esse tipo de limpeza, existem produtos clareadores específicos que devem ser usados com atenção. 

No final, seque bem o revestimento para que não haja manchas de humidade. Para acertar na hora de organizar seus cosméticos e itens de higiene pessoal sobre a bancada, vale a pena seguir as orientações que elencamos neste post: “Dicas Chic Charm sobre a organização do banheiro”.

Ao longo da semana: 5 dicas infalíveis para manter a organização

Um dos maiores erros que cometemos quando o assunto é organização é deixar tudo para fazer num único dia. Com tantas tarefas acumuladas e uma casa toda desorganizada pela frente, o sentimento de frustração se instala e fica bem mais difícil se engajar na arrumação. 

foto do organizador de mesa multifuncional com cinco espaços visto de frente

Manter uma rotina de arrumação com pequenas tarefas diárias vai te ajudar a lidar com esse problema. São atitudes simples que mantêm o trabalho duro por mais tempo, fazendo com que a organização da casa deixe de ser um fardo. Confira e aplique! 

Crie um cronograma de tarefas

O primeiro passo para criar um hábito de organização é montar um planejamento semanal e “quebrar” o serviço em atividades menores. Assim, você sente satisfação ao concluir várias tarefas pequenas em vez de se deparar com uma só, que vai demandar muito tempo.

Neste caso, trata-se de uma arrumação geral e rápida. A limpeza pesada, como já comentamos, precisa ser realizada em um dia exclusivo, pois envolve mais tempo e esforço.

Essa divisão poderia funcionar do seguinte modo: recolher objetos avulsos e devolvê-los ao seu lugar de origem: 10 minutos; lavar e guardar a louça: 15 minutos; varrer o chão e recolher o lixo: 10 minutos. E assim por diante.

Investindo menos de uma hora todos os dias, você consegue deixar tudo em ordem e diminuir o volume de trabalho no momento da limpeza completa. Se você mora com a família, lembre-se de distribuir as funções – todo mundo pode e deve ajudar!

É claro que as tarefas e o tempo investido podem variar de acordo com suas necessidades – recolher o lixo, por exemplo, é algo que dá para ser feito apenas duas vezes por semana. A ideia, aqui, é estabelecer e manter uma frequência, para que as atividades não se percam na correria do dia a dia.

Divida a arrumação por cômodos

É possível, também, escolher um ambiente para arrumar em cada um dos 5 dias úteis da semana. Uma sugestão de divisão seria: sala de estar na segunda-feira, quarto do casal (ou o seu quarto, se for solteiro) na terça-feira, banheiros na quarta-feira, quarto dos filhos, de visitas ou home office na quinta-feira e cozinha na sexta-feira.

Há algumas atividades que não podem ser acumuladas para a resolução em apenas um dia, como lavar a louça das refeições. Ao dividir por cômodos, separe o que é diário e o que dá para ser feito semanalmente.

Se for funcional, você pode aproveitar a divisão de cômodos por dia e realizar a limpeza mais pesada de forma fracionada, ou separar um dia inteiro só para ela, como citamos antes.

Não deixe objetos fora do lugar

Na maior parte das vezes a casa não precisa de uma grande limpeza: tudo se resolve com o armazenamento correto de objetos. Se tudo o que for tirado do lugar for devolvido na hora, sua casa estará (quase) sempre em ordem.

No discurso é fácil, mas na realidade a coisa é bem diferente! Os controles de aparelhos eletrônicos ficam jogados no sofá, calçados espalhados pelos cômodos, roupas que foram usadas são colocadas nas poltronas e cadeiras… a gente sabe!

Estamos acostumados a fazer as atividades diárias no automático e nos esquecemos de que, depois, seremos nós mesmos os responsáveis pela organização de tudo. Tente agir na hora para evitar aborrecimentos no futuro. São aquelas ações simples que ajudam a todos: tirou, devolva; abriu, feche; acendeu, apague.

Livre-se de objetos sem funcionalidade

Se notar que há muitos problemas com objetos fora do lugar ou a falta de espaço para guardá-los de maneira prática, avalie o uso e importância que esses itens têm para você e sua família. Muitas vezes, acumulamos itens que não são mais usuais pelo simples hábito de tê-los por perto.

Em outras situações, acreditamos que eles serão úteis no futuro, mas muito tempo se passa sem que esse dia chegue. Nesses casos, pode ser hora de praticar o desapego! Faça uma avaliação geral e mantenha somente o que for utilizado com frequência ou o que é crucial para momentos específicos (ferramentas de reparo são um exemplo).

Brinquedos que as crianças não dão atenção, roupas não usadas nos últimos 12 meses, excesso de utensílios na cozinha e outros itens podem ser doados para melhor aproveitamento. Pode ser difícil, mas não compensa manter itens de valor afetivo se não há funcionalidade!

Conserte objetos com defeito ou invista em itens novos, jogue o que não está em boas condições de uso e libere espaço. Quanto mais itens você tiver, mais complicado será manter a organização no seu lar.

Invista em organizadores

Depois de fazer uma grande limpeza e eliminar o excesso de objetos, é hora de organizar tudo. Nessa hora, os itens organizadores são seus melhores amigos. Caixas, potes, maletas, cestos, entre outros. Temos um post completo para que você conheça novos usos dos organizadores domésticos: Para que serve um cesto organizador? Aprenda a usar. Confira já e comece a aplicar!

Esperamos que esse guia te ajude com a organização da sua casa e te dê mais tempo livre para aproveitar com o que realmente importa: as pessoas e atividades que amamos!

Ah, precisou de informação de qualidade sobre estilo de vida saudável, viagens, organização de ambientes e beleza? Já sabe que pode contar com o blog Chic Charm, que tem posts semanais. A gente espera te ver por aqui no próximo. 

Até!  

One comment

  1. […] acompanhando nossos posts para ler mais sobre decoração, organização e lifestyle. Estamos sempre cheios de novidades para […]

Leave a Reply