Arrumação do guarda-roupa: saiba como fazer e mantê-lo organizado

Arrumação do guarda-roupa: saiba como fazer e mantê-lo organizado

Muita gente está aproveitando o tempo extra que ganhamos com a quarentena para desentulhar os vários espaços da casa. Por aqui, em nosso blog, também estamos investidos no espírito da arrumação: já falamos da organização do quarto, da cozinha e do banheiro. Vale a pena conferir esses posts. 

Sabemos que aquela limpa no guarda-roupa é um momento temido por alguns. A tarefa se torna mais difícil à medida em que é postergada, pois mais e mais roupas e acessórios vão se acumulando de maneira nada saudável. Fique sabendo que essa arrumação pode trazer muito mais praticidade ao dia a dia, além de te ajudar a aproveitar melhor seus itens de vestuário. 

Portanto, nada de pânico! A Chic Charm reuniu as melhores dicas de arrumação para facilitar esse processo tão necessário. Quer saber como arrumar o guarda-roupa de maneira otimizada e, de quebra, receber dicas para mantê-lo organizado por mais tempo? Então arregace as mangas e vem com a gente! 

Organize periodicamente

Para os especialistas em arrumação, uma limpeza e organização integral do guarda-roupa deve ser feita em todo início de estação. Assim, você usa esse momento para retirar aquilo que não usa mais, limpa os compartimentos com maior atenção e pode colocar em evidência as peças que mais vai usar para determinado clima.

No inverno, portanto, os casacos e malhas devem ser posicionados nas seções mais fáceis de acessar, enquanto shorts, camisetinhas e vestidos leves vão para as gavetas. 

Nesse processo, não hesite em dizer adeus às peças que não são usadas a mais de um ano. Infelizmente, isso quer dizer que essa roupa ou acessório já não se comunica mais com a sua identidade e, se mantida, ficará por ali apenas causando mais bagunça.

Mas tenha calma, não significa que essas roupas devem ser jogadas fora! Muitas delas podem ser vendidas e usadas mais uma vez por outra pessoa, evitando o desperdício e a produção de lixo. A doação também é uma opção incrível que ajuda a quem precisa! 

Faça uma boa classificação

Em qualquer organização, a compartimentalização é tudo. Essa será sua principal arma – tanto para saber muito bem onde está cada peça quanto para manter essa organização em longo prazo. 

Sabendo de maneira clara onde cada “família” de peças deve ficar, você evita roupas perdidas e agiliza o posicionamento dos itens que foram lavados e estão retornando ao seu lugar original. 

Recomendamos que as camisetas sejam separadas de acordo com o comprimento das mangas. Shorts e saias também devem ficar em uma gaveta só para eles. Calças devem ficar no suporte feito para elas – mas se isso não for possível, um cabide para calças pode resolver seu problema.

Falando em cabideiro: a não ser que seu closet seja imenso, você terá que fazer união de várias famílias de peças nesse espaço. Para cuidar dessa questão, separe seções para vestidos, casacos e camisas, colocando-os sempre juntos em seus respectivos cantos. Nas gavetas de roupa íntima e biquinis, nada de deixar tudo jogado – cumpra à risca a dica a seguir: 

Use organizadores para criar divisórias

Os organizadores são verdadeiros heróis da arrumação no guarda-roupa. Com eles, acaba aquela conversa de que o modelo do seu roupeiro não tem divisórias suficientes para criar uma boa compartimentalização. Você poderá usar as tradicionais caixas em rattan, que inclusive podem ser empilhadas para usar melhor os espaços verticais. Se usadas sem a tampa, tornam-se divisórias incríveis em gavetas maiores.

Quer criar divisões em gavetas mais apertadas? A dica, aqui, é usar os organizadores de mala, que se transformam em bolsos multifuncionais para separar itens pequenos. Com os separadores de plástico, ainda, dá pra criar colmeias para guardar roupas íntimas, meias e biquínis. Dessa maneira, tudo fica bem dividido, fácil de achar e com um visual limpo, harmônico e organizado. 

Cuidado especial com algumas peças

Algumas peças são mais delicadas e pedem cuidados especiais de armazenamento. Jaquetas de couro, por exemplo, devem ser colocadas em cabides de hastes mais grossas e arredondadas, para que o peso fique bem distribuído e o material não se deforme com a ação da gravidade.

Vestidos e camisas de renda e seda não podem ser colocados junto de peças ásperas ou com apliques, que podem puxar fios. Algumas malhas não devem ficar penduradas em cabides, pois se expandem com o passar do tempo, alterando a modelagem. Para saber onde deve ficar cada material, observe bem a composição de cada peça e sinta qual posição e dobra são mais adequadas. Assim, suas roupas ficarão lindas e prontinhas para serem usadas por muito mais tempo! 

Já animou para fazer uma arrumação renovadora? Conte tudo pra gente nos comentários. Aproveite também para deixar aquela sugestão de tema que gostaria de ver por aqui, em nosso blog! Adoramos ler suas opiniões. 

Para quem quer muito mais conteúdo incrível sobre o universo Chic Charm, nosso perfil no Instagram é parada obrigatória. Por lá, a gente posta diariamente sobre detalhes de produtos, promoções imperdíveis e novidades da loja. Não dá pra perder!

Leave a Reply