Como conservar frutas da maneira mais adequada e por mais tempo

Como conservar frutas da maneira mais adequada e por mais tempo

É sempre bom ter uma série de frutas a nossa disposição como incentivo para uma alimentação mais saudável e variada, o meio de como se conservar as frutas pode fazer bastante diferença na preservação de suas propriedades vitamínicas, aspecto, textura e sabor.

Preparamos uma série de dicas fundamentais para você ter o melhor proveito de cada fruta, sem perder ou desperdiçar nada, de forma simples e prática!

Da quitanda para casa: como separar as frutas 

É importante pensar que as frutas se dividem por algumas categorias entre si, e suas propriedades as diferenciam na forma como amadurecem e apodrecem.

Pensando em quanto tempo você vai querer preservar as frutas, existem diferentes possibilidades:

  • Ao preservar por tempo longo, vale a pena investir no congelamento das frutas. Se a ideia for para fazer sucos, é melhor já triturá-las e deixando a polpa separada; frutas para consumo podem ser cortadas em pedaços, e a melhor forma como conservar frutas cortadas e congeladas e através do armazenamento em frascos de vidro (temos uma publicação ensinando a esterilizar seus potes de vidro para conserva), pois a vedação das embalagens desse material geralmente são mais espessas e evitam a entrada de gases do freezer.

Frutas muito pequenas, como cerejas, morangos e jabuticabas podem ser conservadas inteiras.

  • Já para preservar as frutas em um período curto, você pode tanto cortá-las e acondicioná-las em recipientes de vidro ou plástico quanto mantê-las dentro da embalagem, de acordo com o preparo e forma de consumo.

Mas atenção: em tempos de pandemia, todo cuidado é pouco, então, para ter mais segurança, higienize bem as frutas e guarde-as no freezer. Lembre-se de secá-las antes do armazenamento, pois a umidade pode favorecer a presença de fungos!

Por que a gaveta de legumes?

A gaveta de legumes é a parte da geladeira que recebe um frio menos condensado, e muitas frutas costumam ser sensíveis a baixas temperaturas. Uma forma de preservar sua aparência vistosa por mais tempo é evitar expô-las ao frio.

Como conservar frutas fora da geladeira

Já percebeu como frutas da polpa branca, como a maçã e a banana, oxidam e parecem envelhecer mais rápido? A menos que você as congele, no período médio para consumo, vale a pena mantê-las na fruteira.  (Leia também: Salada para marmita, aprenda receitas!)

Separe as frutas

Deixe espaços reservados para frutas diferentes, isso porque, como cada fruta tem um processo de envelhecimento diferente, suas propriedades podem influenciar nas outras. Casos como o da banana e do melão são bastante ilustrativos: suas cascas têm propriedades que podem acelerar o processo de outras frutas.

Algumas frutas têm aroma muito forte, e, especialmente na geladeira, isso pode dar “gosto” nas mais sensíveis ou apagar suas propriedades.

Para frutas de aroma muito forte que já foram cortadas e preparadas para consumo, dê preferência a potes bem vedados. No caso de saladas de frutas, o melhor meio de como se conservar frutas cortadas é adicionando sumo de limão, a acidez do suco ajuda a preservar as propriedades das frutas, dá um sabor extra e evita que um aroma se sobrepunha ao dos demais. (Confira também: Receitas incríveis de sucos funcionais)

Consumindo as frutas depois de conservadas

Uma fruta congelada pode durar por meses sem perder muitas de suas propriedades, mas o momento de descongelá-las é crucial. Jamais leve as frutas ao microondas, além de murchar, você pode estragá-las caso haja alguma umidade acumulada. Por isso é tão importante conservá-las bem sequinhas.

Deixe-as descongelar na temperatura ambiente: adiante-se ao consumo e deixe-as algumas horas respirando, sem incidência grande de luz.

Para frutas conservadas cortadas em potes de vidro ou plástico, remova o líquido do limão e deixe-as um pouco na temperatura ambiente antes de consumir. Se quiser consumir mais tarde e tem medo de que comecem a estragar, não se preocupe: com uma bolsinha térmica você consegue conservar todos os itens da sua refeição de forma individual sem estragar nada!

Conclusão

Agora que você aprendeu como conservar suas frutas da maneira mais adequada, vai conseguir aproveitar muito melhor cada ida à quitanda, comprando as frutas na estação e preservando-as por muito mais tempo.

Com frutas sempre à disposição, o estímulo para comer de forma saudável se torna mais natural e prático!

Confira as melhores Dicas para acabar com a retenção de líquidos!

A ChicCharm ama bem-viver e está preparada para as necessidades do seu dia a dia, tanto nos produtos de nossa loja quanto das dicas de nosso blog, assine a newsletter e acesse nossa página, estamos sempre juntas de você!

Leave a Reply