Descubra o jeito certo de usar cada pincel de maquiagem!

Descubra o jeito certo de usar cada pincel de maquiagem!

Quem nunca usou os dedinhos para aplicar a própria maquiagem não sabe qual é o verdadeiro significado de “improvisar”. A gente sabe que fazer isso não é a melhor opção, afinal, sempre sujamos as mãos e os produtos, desperdiçamos cosméticos em pó e ainda corremos o risco de adquirir problemas de pele no processo.

A verdade é que na correria do dia a dia, muitas vezes nós optamos pelo mais prático (os dedos) e abrimos mão do mais eficiente (os pincéis). Mas, vamos combinar que ter um belo kit de pincéis faz toda a diferença na produção, deixa a make com um visual mais profissional e facilita muito o acabamento.

kit c 7 pinceis laser cut 582 variações

Também há quem prefira utilizar as esponjas para espalhar os produtos pelo rosto. É uma alternativa bem legal também! Cada técnica tem seus próprios prós e contras, certo? Algumas são bem baratas, mas ao utilizá-las, não espere por um resultado tão refinado. Por outro lado, algumas são um pouco mais caras, mas oferecem produções muito bem concluídas.

Se sabemos que pincéis tornam nossa auto maquiagem, ainda que simples, muito mais bonita, porque não os utilizamos? Na maioria das vezes, a falta de prática é o fator que mais afasta as mulheres dos pincéis e podemos afirmar com segurança que essa falta de prática também nos leva a uma outra questão:

Mas, para que serve cada pincel?

Descobrir como usar cada pincel para maquiagem é uma tarefa simples e pode até ser divertida. Para aprender direitinho, siga acompanhando esse post, ele vai te ajudar a deixar de usar o pincel errado e conseguir um acabamento de nível profissional. Vamos lá?

Pincel de base

pincel língua de gato

Esses pincéis são utilizados para a aplicação de base líquida e são extremamente necessários para garantir uma aplicação uniforme, uma cobertura com aspecto natural e aquele toque de pele de seda.

Aqui, temos o pincel língua de gato, que possui a ponta inclinada para auxiliar na aplicação da base, seu formato é ideal para espalhar o produto de maneira uniforme, mesmo nas áreas de difícil acesso no rosto  – como os cantinhos do nariz e orelhas.

A dica aqui é encontrar a quantidade de produto ideal para você! Para isso, vá aplicando aos pouquinhos, fazendo movimentos circulares com o pincel. Observe se sua base é mais consistente ou tem um aspecto mais cremoso, isso também ajuda a evitar exageros e fazer a base escorrer, por exemplo. 

Existem outros modelos de língua de gato, como é o caso do pincel língua de gato para corretivo, que é mais pequeno e fininho, características necessárias para a aplicação perfeita de corretivo na área dos olhos, nariz, queixo e testa.

Pincéis de pó

pincel para pó

O modelo mais popular entre os pincéis para pó é o Kabuki. Isso porque ele possui cerdas mais longas e densas, o que facilita o manuseio e na aplicação tanto do pó contacto, quanto do pó solto.

Use seu pincel para pó para espalhar o produto de maneira bem generosa, assim, ele irá selar a base, ajudando que ela dure por mais tempo em sua pele. Foque nas áreas de maior oleosidade no rosto, como as laterais do nariz e o centro do queixo.

Pincéis para contorno

Esses modelos tem se popularizado a pouco tempo e podem te ajudar a deixar seu rosto mais marcado, com traços mais fortes. Eles possuem a função específica de te ajudar a contornar com precisão os ossinhos da bochecha, o queixo e as laterais do nariz.

O modelo ideal é o Kabuki chanfrado, que tem a curvatura desenvolvida precisamente para contornos. Mas, os pincéis de blush também funcionam muito bem nesses casos, então, é possível reutilizar.  Só não se esqueça de usar um pincel grandão (pode ser o de pó) para esfumar tudo depois da aplicação.

Pincéis de blush

pincel chanfrado para blush

Os pincéis de blush são os mais flexíveis, entre todos. Contando com um pouquinho de técnica, você pode utilizar um pincel de blush para aplicar o pó, o contorno e, em alguns casos, até o iluminador.  Mas, obviamente, a função que ele executa perfeitamente, é a aplicação do blush, nas maçãs do rosto.

Esse é um modelo mais grosso, arredondadinho, possui um formato chanfrado e tem muita precisão. Sendo assim, lembre-se de aplicar esse produto com muito cuidado, porque o exagero pode deixar sua bochecha toda marcada. Equilíbrio, nesse caso, é tudo. Nada de sair de casa com as bochechas cor de rosa como as de um palhaço, certo?

Pincéis para pó iluminador

pinceis profissionais pincel leque

Esses são incríveis, diferenciados e você precisa ter um! De todos, é o mais difícil para substituir e quase impossível de ser aproveitado para outras áreas. O pincel para pó iluminador tem um formato de leque, que ajuda a espalhar o pó de forma suave, deixando sua pele com um aspecto leve.

Para aplicar de forma bem precisa, aplique pequenas quantidades do pó sobre o pincel e deposite sobre a pele com batidinhas leves. O uso do iluminador dá um acabamento especial à pele, por isso, não pode ficar fora nem das suas makes mais casuais.

Pincéis de sombra, chanfrados e de lábios

pincel para sombra

Esses são os pincéis mais utilizados, mesmo por aquelas pessoas que são adeptas da auto maquiagem com a ponta dos dedinhos. Isso porque, eles são realmente necessários, não há como aplicar a sombra de maneira uniforme, suave e esfumadinha sem usar pelo menos um pincel.

Os pincéis de sombra se dividem entre os que são específicos para marcar o côncavo (normalmente, possuem formato cilíndrico, para encaixar nessa região com facilidade), os pincéis de esfumar e os pincéis chanfrados, que servem tanto para delinear os olhos com a própria sombra, quanto para preencher a sobrancelha.

Já os pincéis para lábios, são desenvolvidos pensando no contorno dos lábios, corrigindo e preenchendo as imperfeições do batom. Isso significa um acabamento excelente, não é mesmo? 

Agora, é hora de colocar a mão na massa, digo, na maquiagem!

Você já sabe como utilizar os pincéis básicos para fazer uma automaquiagem linda, com um acabamento de alto nível! Que tal começar suas aventuras com pincéis novinhos em folha?

Aqui na Chic Charm nós temos pincéis de excelente qualidade e procedência, designs modernos e cores para combinar com qualquer estúdio! E então, gostou desse post?

Acompanhe nosso blog, pois estamos sempre por aqui, trazendo dicas, novidades e sugestões para tornar seu dia a dia mais prático, organizado e bonito, tudo isso, sempre com muito bom gosto!

One comment

  1. […] Pensando nisso, que tal se dedicar à estudar gastronomia nas férias, fazer aulas de fotografia ou iniciar aquele curso de automake que você sempre desejou para finalmente aprender o jeito certo de usar cada pincel de maquiagem? […]

Leave a Reply