Arrumação do quarto infantil: organizando brinquedos com a criança!

Arrumação do quarto infantil: organizando brinquedos com a criança!

Para a criança, brincadeira é coisa séria! É com seus brinquedos, jogos e faz de conta que ela experimenta o mundo e desenvolve sua subjetividade, aprendendo a se relacionar com os outros e consigo mesma.

Quase sempre, a coleção de brinquedos do pequeno ou pequena fica no quarto, esse espaço multifacetado que é cenário de diversas atividades da criança: do descanso ao estudo, passando pela brincadeira, pelos momentos de criatividade e desenvolvimento!

Não precisa nem dizer o quão importante é esse cômodo, que deve ser agradável, limpo, funcional e interessante! Para ajudar a família toda no processo de cuidado e organização do cantinho infantil, a Chic Charm selecionou dicas práticas que podem ser colocadas em prática por qualquer um.

O objetivo é criar um ambiente fácil de usar e organizar novamente, estimulando a brincadeira. Animado/a? Confira:

Comece separando e categorizando tudo

Antes de mais nada, defina bem os locais para cada categoria de brinquedos. A setorização e categorização são sempre os primeiros passos de qualquer jornada de organização, e eles podem exigir algumas mudanças pontuais do quarto. 

A regra é clara: esse objeto não tem onde ficar? Crie um espaço para ele. Se as mochilas e os estojos da escola ficam no chão, por exemplo, adicione ganchos de parede para recebê-las. Comprar cestos organizadores nos quais você poderá abrigar certos tipos de brinquedos é importante. 

Nas prateleiras, escolha partes específicas para cada família de objetos. Se o seu organizador ou gaveta não for transparente, adicione plaquinhas nas quais é possível ler o que está lá dentro.

Terminada a primeira setorização e organização, faça dessa nova configuração um hábito. Essa é a parte complicada, mas não é impossível! Para isso, todos os membros da família devem conhecer o lugar dos objetos e respeitá-los. Para a criança, isso fica mais fácil quando a organização é feita de maneira lúdica e autônoma. Quer saber como? Contamos tudo a seguir:

Insira o pequeno na organização

Alguns hábitos do passado nos ensinaram que as crianças devem ser disciplinadas de maneira vertical, reproduzindo diretrizes e obedecendo ordens sem questionar. Já notamos, porém, que essa não é a melhor maneira de educar indivíduos autônomos, criativos e equilibrados. Pelo contrário: esse processo autoritário gera inseguranças e dependências que podem criar mais conflitos. 

A verdade é que as crianças sabem quando estão sendo inseridas de verdade nos processos da família, gostam de ter suas opiniões levadas em consideração e são muito mais colaborativas quando podem participar das decisões. Para ensinar organização de ambientes ao seu(s) pequeno(s), converse de maneira clara, diga que vão organizar o quarto juntos e consulte a opinião dele ou dela nesse processo.

O seu papel deve ser o de guia, um líder experiente que mostra as melhores possibilidades, ajudando o dono do quarto a escolher cada estratégia. Mostre para a criança que aquele espaço é de sua responsabilidade, e que isso é uma coisa positiva! 

No quartinho, ele ou ela poderá brincar como quiser, e colocar os objetos de volta ao seu lugar é parte do processo da brincadeira. Lembre-se também de desenvolver a autoestima, dizendo que a criança é capaz de organizar e mostrando seus progressos ao longo do tempo.

Use organizadores como parte da decoração

O quarto infantil tem que ser colorido e divertido. Para isso, que tal utilizar os organizadores e os brinquedos em si como parte da decoração? Além de ser uma estratégia lúdica, que atrai as crianças, esse passo pode criar um ambiente super animado e bonito para o quarto dos pequenos!

Os cestos multiuso da Chic Charm, por exemplo, são ótimas opções de organização decorativa. Eles possuem temas divertidos do universo infantil, perfeitos para instigar a imaginação. Com construção em tecido, são leves, gentis ao toque, maleáveis e não apresentam quinas perigosas. Dessa maneira, a criança fica livre para utilizá-los sozinha, de maneira segura – fator que incentiva a autonomia. 

Higienize os brinquedos!

Todos os tipos de brinquedos precisam ser higienizados de tempos em tempos – afinal, as crianças os levam para todos os ambientes possíveis, brincam no chão com frequência e com certeza levam partes dos objetos à boca. Tudo isso é natural e não precisa ser proibido, já que faz parte do desenvolvimento e experimentação infantil. Na hora de brincar, a liberdade é importantíssima, mas podemos fazer algumas coisas para garantir a segurança desse processo!

Com um pano úmido e detergente neutro, você pode higienizar os brinquedos rígidos, comumente feitos em plástico, como bonecas, carrinhos e peças de montar. Cuidado para não deixar nenhum resíduo de produto, lembrando que as crianças costumam levar brinquedos à boca. Você também pode chamar seu filho ou filha para participar do processo, tomando os cuidados necessários para que a higienização seja completa. 

Não dá pra evitar: as pelúcias mais utilizadas precisam ser lavadas. Ao final do processo, certifique-se de que estão bem enxutas e coloque-as ao sol periodicamente, para evitar a proliferação de ácaros. Com os bichinhos menos utilizados a higienização pode ser mais superficial, com a retirada do pó de maneira periódica e exposição ao sol. (Leia nosso Guia completo de como deixar a casa cheirosa).

E aí? Preparada/o para começar essa jornada de organização com seu/a pequeno/a? Lembrou de outro assunto de organização e gestão doméstica que não poderia faltar por aqui? Conte já nos comentários! Com a sua ajuda, seguiremos produzindo posts ainda mais interessantes e que se conectam com o seu lifestyle.

Leia também: Truques infalíveis para uma comida fresca e conservada

Se você já está ligado nos posts do nosso blog, com certeza se lembra da nossa saga de organização durante a quarentena. Por aqui, já falamos sobre a organização do quarto dos adultos, demos dicas para quem precisa dar aquela arrumada na cozinha, passamos pelos banheiros e lavabos. Vale a pena conferir todos os nossos posts especial.

Nos vemos no próximo post. Até! 😉

Leave a Reply