Saiba como montar uma lancheira saudável para seu filho

Saiba como montar uma lancheira saudável para seu filho

A rotina matinal de uma família com crianças é sempre uma correria. Pensar em preparar uma lancheira saudável para os filhos levarem à escola nem sempre é uma prioridade em meio toda essa situação.

No entanto, para garantir que as crianças tenham uma alimentação balanceada na escola, é necessário separar um tempinho e ter um cuidado especial na organização e preparo da lancheira escolar.

É bem verdade que nem sempre temos tempo para preparar lanches nutritivos, além disso, desenvolver ideias criativas é essencial para que as refeições não sejam substituídas pelos famosos fast foods, que sempre são os preferidos das crianças.

À partir desses pontos, fica fácil entender porque é tão cansativo estar sempre inovando nas receitas e na forma de organizar os alimentos. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te auxiliar durante todo o processo.

O que levar em uma lancheira saudável?

o que levar na lancheira saudável

Essa é a primeira pergunta que, normalmente, vem à nossa mente quando pensamos em preparar refeições nutritivas. Muitos pais possuem o desejo de oferecer aos filhos uma alimentação repleta de nutrientes, mas não fazem ideia do que colocar na lancheira dos filhos.

Para resolvermos essa questão, antes de qualquer coisa, precisamos considerar o período do dia em que a criança estuda. Estamos preparando uma refeição para o período matutino ou noturno?

Caso ela estude de manhã, seu refeição anterior terá sido um café da manhã. Mas, em casos de crianças que estudam à tarde, o almoço deve ser levado em consideração. Esses fatores interferem no tipo de lancheira que vamos preparar.

De qualquer modo, toda lancheira saudável deve conter pelo menos uma opção de cada grupo alimentar. Isso irá garantir que ela tenha sempre em dia a reposição dos nutrientes que precisa diariamente.

Sendo assim, lembre-se de sempre colocar alimentos que contenham uma boa quantidade de proteína, de carboidratos, pelo menos uma opção de frutas e alguma bebida. Vale a pena lembrar que uma boa refeição não leva em conta com alimentos embutidos.

Como montar uma lancheira saudável

como montar lancheira saudável

Conhecendo a necessidade da presença de carboidratos, proteínas e frutas, é preciso pensar em como montar tudo isso de uma forma em que a rotina se torne mais prática e que não torne a refeição restrita às condições diárias.

Assim, como em qualquer situação na cozinha, o primeiro ponto que devemos considerar é a higiene da lancheira. É muito importante higienizá-la com cuidado todos os dias, assim evitamos o surgimento de odores desagradáveis que costumam se tornar constantes em lancheiras mal higienizadas.

Outra dica importante é garantir que a criança se sinta parte do processo de criação do seu próprio lanche. Isso pode tanto desenvolver uma sensação de ser pertencimento, pois ele irá se sentir necessário à esse processo, quanto criar um certo interesse por alimentos saudáveis e nutritivos.

Ainda com relação ao processo de preparo, também é importante conversar com a criança antes de colocar a mão na massa. Vale a pena perguntar sobre o lanche do dia anterior, se estava gostoso, se seria bom repetir o cardápio ou se seria possível mudar algo.

É importante deixar claro que a intenção da conversa não é permitir que a criança decida tudo sobre sua alimentação, mas sim ajudá-la a entender que essas refeições são importantes para ajudar a cuidar da saúde,  e por é isso é tão importante para você que tudo esteja  delicioso.

Receitas para uma lancheira saudável

O ideal na preparação das lancheiras é sempre ter tudo muito bem organizado, assim, será possível deixar alguns alimentos quase prontos, o que facilita bastante durante o dia a dia. Para te ajudar a se organizar semanalmente, confira as receitas que separamos para você.

As opções que escolhemos levam em consideração um lanche para crianças que estudam no período de manhã, lembre-se de adequá-lo de acordo com o horário em que seu filho irá comer.

Dê uma olhada em nossas sugestões:

  • 1 porção de salada de frutas com uma colher (sobremesa) de nozes moída + 1 unidade de pão de queijo + 1 água de coco.
  • 1 porção de biscoito de polvilho integral (em média 10 unidades) + 1 suco de acerola com mamão caseiro na garrafa térmica
  • 1 Banana +  1 copo com cereal integral + Iogurte de sua preferência  + 250 ml de Água Mineral
  • 2 Palitinhos de Pepino e Cenoura + Uvas Brancas Passas + Pãozinho caseiro com banana e cream cheese + Chá Natural Gelado
  • 1 porção de fruta picada e raspas de chocolate  + 1 potinho de milho cozido + 1 unidade de suco da maçã.

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