Como fazer uma marmita fitness? Veja 5 dicas fáceis!

como fazer marmita fitness

Quem busca ter uma alimentação mais saudável já deve saber que as marmitas fitness estão fazendo o maior sucesso. Tanto que muitas empresas surgiram para oferecer marmitas congeladas, com receitas saudáveis e um cardápio que, muitas vezes, pode ser personalizado de acordo com os gostos de cada um.

Se você não pode ou não quer desembolsar dinheiro para comprar marmitas prontas, que tal investir um pouco de tempo e energia para fazer as suas em casa? Com planejamento e organização, fica fácil criar receitas fitness saborosas e práticas.

Ao fazer sua própria marmita, você tem muitas vantagens, como: controlar o cardápio de acordo com seus gostos, elaborar combinações que atendam a seus objetivos, saber como a comida foi preparada e quais ingredientes foram utilizados – o que é especialmente importante para dietas restritivas, como no caso de diabéticos e hipertensos, por exemplo.

Preparar uma marmita fitness em casa tem excelente custo-benefício, mas, se você ainda não se convenceu de que vale a pena, saiba que isso não é tudo. Veja, a seguir, outros benefícios dessa prática.

Por que fazer marmita fitness em casa?

marmitas feitas em casa

Quando falamos em marmita fitness, logo se pensa em dietas relacionadas à perda de peso, mas você pode ter diversos objetivos ao criar a sua, como:

  • Emagrecer ou manter o peso ao controlar a quantidade de alimentos ingeridos;
  • Economizar dinheiro, evitando comer fora;
  • Otimizar o tempo na cozinha, deixando as porções prontas previamente;
  • Comer mais saudável, elaborando cardápios que priorizam suas necessidades.

Independentemente do seu intuito, a marmita saudável traz muitas vantagens para a sua vida que estão diretamente ligadas aos objetivos. Dessa forma, você pode:

  • Ter maior controle sobre a quantidade de comida, separando apenas o que precisa comer para se sentir satisfeito. Além disso, é mais fácil controlar as calorias ingeridas e verificar se os nutrientes necessários estão presentes no prato;
  • Escolher ingredientes e receitas que atendam a seus objetivos, seja manter-se saudável, emagrecer, ganhar massa magra, desinchar, controlar a pressão arterial, manter uma dieta vegana, entre outros;
  • Economizar dinheiro. Muita gente acha que a marmita fitness é cara, mas, na verdade, fica muito mais barato comprar alimentos no supermercado ou na feira para cozinhar do que comer todos os dias em restaurantes e lanchonetes.
  • Poupar tempo e organizar a rotina. Levar marmita para o trabalho te ajuda a economizar tempo para realizar outras atividade no horário de almoço ou, até mesmo, para descansar alguns minutos a mais.

Ao se programar, você também gasta menos tempo no preparo das refeições durante a semana. Mesmo quem trabalha em home office ou consegue almoçar em casa precisa parar para comer em algum momento.

É mais fácil e rápido já ter tudo prontinho, para somente esquentar a comida e não ter de recorrer a lanches industrializados que fazem mal à saúde.

Pensando em tudo isso, você deve estar se perguntando como fazer a marmita fitness ideal. É claro que tudo depende do seu foco e de seus gostos pessoais, mas há orientações gerais que vão facilitar muito esse processo. Veja, a seguir, nosso top 5 dicas para preparar sua marmita.

Como fazer marmita fitness em 5 dicas fáceis

Crie um cardápio semanal saudável

A primeira etapa do processo é, como já dissemos, definir seu objetivo com a marmita saudável. Isso deve ser feito em conjunto com seu médico ou nutricionista, que saberá te orientar sobre a quantidade de alimentos, calorias permitidas e nutrientes necessários por porção.

Com essas informações levantadas, faça uma lista de compras otimizada para um cardápio semanal. Assim, você compra apenas o que vai utilizar nos próximos dias e evita desperdícios.

Organize a produção da marmita fitness

Assim que tiver os ingredientes, separe um dia para cozinhar as marmitas da semana toda – de preferência no fim de semana. Pode parecer muito trabalho de uma só vez, mas isso facilita a rotina corrida em dias úteis.

Quando começar, você vai ver que, lavar, cortar, separar, cozinhar e armazenar os alimentos não leva mais do que poucas horas. Basta escolher receitas rápidas e que aproveitem todos os ingredientes selecionados.

Você também pode preparar a refeição do dia seguinte durante o jantar, aproveitando os mesmos alimentos ou criando outra receita. Faça o que for mais prático no seu dia a dia!

Divida as porções e monte a marmita

Comida dividida por porções na marmita

Para organizar as porções, pense que, com 3 ou 4 ingredientes, já é possível criar uma marmita completa para vários dias. Variando a forma de preparo, os temperos e as combinações, você tem um cardápio enxuto sem enjoar.

Por exemplo: imagine que você tenha cenoura, brócolis, peixe e arroz integral. A marmita de segunda pode incluir arroz, peixe e legumes assados. Na terça, faça um purê de cenoura com peixe ao molho. Na quarta, brócolis refogado com bolinho de arroz e peixe e assim em diante.

Congele e reaproveite alimentos

Cozinhando para a semana toda, é necessário congelar as refeições para que não estraguem. Coloque as porções em potes de vidro hermético para marmita, de preferência com divisórias, para manter tudo organizado.

Acrescente as saladas, frutas e oleaginosas somente na hora de levar a marmita para o trabalho, em potes separados, para não murcharem – no caso das saladas – ou ficarem moles – no caso das oleaginosas.

Armazene e transporte a marmita com cuidado

bolsa térmica para transportar comida

Seja fazendo a sua marmita fitness em casa ou comprando tudo pronto, é importante pensar no armazenamento e no transporte da sua comida até o trabalho. Utilize bolsas térmicas para manter os potes seguros e a comida conservada no caminho até a geladeira.

Para o almoço ou os lanches das crianças, invista em lancheiras térmicas, para conservar os alimentos quentes e as bebidas fresquinhas. As opções da Chic Charm têm diversos tamanhos, layouts de divisórias, cores e estampas.

Também temos kits de utensílios fitness, para facilitar sua compra e garantir que não falte nada para sua alimentação saudável. Conheça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *