Fim do inchaço: dicas Chic Charm para acabar com a retenção de líquido

Fim do inchaço: dicas Chic Charm para acabar com a retenção de líquido

Sabe aquela sensação incômoda de que seus membros e cabeça estão estranhamente pesados? Sente a barriga distendida, as medidas alteradas, os pés e as mãos marcando em anéis e calçados? Você provavelmente está retendo líquidos em excesso, e este é um sinal de que algo em seu organismo não está acontecendo da maneira que deveria!

Quer conhecer os hábitos saudáveis que podem te ajudar a desinchar de maneira rápida, além de te fazer se sentir muito melhor? A Chic Charm realizou uma pesquisa extensa e trouxe as melhores dicas resumidinhas para você! Olha só:

Hidratação sempre!

Estranhamente, um dos principais motivos para a retenção excessiva de líquidos é a baixa ingestão de água. Isso mesmo: quanto menos líquido consumimos, mais o corpo o retém. O fenômeno tem conexão com nosso passado evolutivo, e compreendê-lo é crucial para que passemos a tratar melhor o nosso corpo!

Desde sempre, nosso organismo foi programado para a sobrevivência. Quando não havia água em qualquer torneira e a comida precisava ser coletada ou caçada, essa habilidade de estocar energia em forma de gordura e água em forma de retenção de líquidos nos tornava mais resistentes em situações de escassez de recursos, muito frequentes naquele período evolutivo. Hoje, em contrapartida, temos acesso a água e comida em abundância, e podemos escolher quando e o que ingerir.

Mesmo assim, nosso organismo permanece funcionando em seus padrões originais, inadvertido das facilidades do mundo moderno. Se você consome menos água do que o necessário, suas células tendem a reter o pouco líquido que chega até elas, interpretando a hidratação insuficiente como uma escassez grave de recursos que pode te colocar em perigo. O resultado é inchaço e um super desconforto!

Quer saber quanta água você precisa consumir por dia? É só multiplicar o seu peso (kg) por 35 (ml), e o resultado indicará a quantidade em mililitros que você precisa para ficar bem hidratado. 

Leia também: Sucos funcionais: receitas fácies!

Esse consumo deve ser intensificado durante os exercícios intensos e dias de muito calor. Lembre-se sempre de que nada substitui a água, mas os chás não adoçados podem ser aliados interessantes para te incentivar à ingestão de líquidos. Prepare já sua garrafinha e comece a se hidratar!

Cuidado com o sódio

Você já deve saber que o sódio anda coladinho com a retenção de líquidos. Para acabar com a sensação de peso e perder algumas medidas, vale a pena diminuir ou interromper totalmente a ingestão de alimentos industrializados, os grandes vilões em níveis de sódio. (Leia também: Saladas para marmita: aprenda como conservar!)

E não se deixe enganar: até os alimentos doces são repletos deste mineral, e isso acontece pois a indústria alimentícia o utiliza como conservante, fazendo com que aquele pacotinho com biscoitos “inofensivo” consiga durar por milagrosos 6 meses antes de aberto. Para garantir uma alimentação segura, só apostando nos alimentos naturais – quanto menos embalagens, melhor! Faça sua comida caseira com legumes, verduras e proteínas variados, sempre observando a quantidade de sal que você coloca.

Quer melhorar a alimentação mas sempre acaba se rendendo aos industrializados na correria do dia a dia? Neste post imperdível nós te ensinamos a montar marmitas práticas, saudáveis e que permanecem deliciosas o dia todo. Aí não tem desculpa, né? Olha só: “SOS marmita: truques infalíveis para uma comida fresca e conservada”.

Use os chás certos 

Chás são bebidas de baixo ou nenhum teor calórico que podem ser parceiras incríveis no combate à retenção hídrica. É claro que elas não podem ser adoçados com açúcar ou adoçantes, portanto vale a pena adaptar seu paladar para que ele consiga apreciar os sabores naturais das ervas e outros componentes.    

Muitos chás possuem grande efeito diurético, o que auxilia no combate à retenção de líquidos. Os mais potentes são os chás de hibisco, cavalinha, capim limão, carqueja e gengibre. Quer realçar os sabores? Utilize um pedacinho de canela em pau.

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Todos esses chás podem ser consumidos quentes ou gelados, e são ótimos pra levar na garrafinha por onde quer que você for. Insira-os na sua rotina, utilizando-os inclusive como aliados no aumento de ingestão de líquidos bons para o seu corpo. 

Bora mexer o corpo!

Não tem erro: o sedentarismo propicia a retenção de líquidos e incentiva ciclos nada saudáveis de inércia, incômodo com o peso dos líquidos retidos e, como consequência, maior dificuldade para as práticas ativas. O movimento e os exercícios físicos tiram suas células da mesmice e aceleram o funcionamento do metabolismo, regulando de maneira natural os níveis de retenção hídrica.

Lembre-se, é claro, de hidratar o corpo de maneira adequada, em especial durante as atividades aeróbicas. Seu objetivo deve ser o de criar um fluxo saudável e equilibrado de entrada e saída de água. 

O mais importante nessa jornada de cuidado é ouvir atentamente os sinais do seu organismo, aprendendo a lidar com sua ingestão de alimentos e líquidos de maneira intuitiva. Assim, você respeita seus limites e oferece combustível na medida certa para que seu corpo funcione bem, com saúde e vitalidade. Afinal, corpo bom é corpo de gente feliz!

E aí, vai colocar em prática as dicas do post de hoje? Conta pra gente aqui nos comentários. São as suas contribuições, dúvidas, experiências e sugestões que fazem esse blog acontecer! Fique atenta para não perder nada, lembrando que a gente posta toda semana.

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