Aprenda a limpar pincel de maquiagem do jeito certo!

como limpar pincel de maquiagem

Só quem ama maquiagem sabe como é importante utilizar o pincel certo para cada efeito e produto. Para conseguir o acabamento perfeito, como na maquiagem com contorno, ou no olho esfumado, é necessário um pincel que trabalhe da forma certa, e não é só a qualidade dos fios que pode interferir, a limpeza correta dos pincéis é essencial!

Pincéis e esponjas devem ser lavados de forma regular, principalmente aqueles que são usados todos os dias. Se você é fã de maquiagens mais leves, ou se prefere aquela pele “sem defeitos”, e procura sempre os melhores produtos para suas necessidades, por que não cuidar dos pincéis com a mesma dedicação?

Além do acúmulo de bactérias e impurezas que a própria pele acaba causando, esses resquícios antigos de produtos nas cerdas, interferem profundamente na alteração de tom e textura da maquiagem, estragando toda a produção final. Hoje vamos te ajudar a limpar cada tipo de pincel da forma correta e simples, vem com a gente!

Quando e porque limpar pincéis de maquiagem?

como limpar esponjas de maquiagem

Os pincéis entram em contato com o rosto diariamente, sendo para maquiagens mais complexas, ou produções de rotina, são necessários cuidados extras para cada aplicador.

A dermatite por contato é um problema muito comum para quem ama maquiagem, e muitas vezes, esse problema surge de alergias ou reações provocadas por microorganismos, como fungos e bactérias, acumuladas em pincéis, esponjas, e acessórios para make.

Para evitar problemas de pele, é necessário lavar os pincéis com um certo intervalo de tempo específico. Para aqueles usados com a base e o corretivo, é recomendada a limpeza a cada duas semanas, pois eles costumam acumular mais produtos e serem usados com mais frequência.

Para aqueles utilizados com o pó e as sombras secas, essa higienização mais profunda é indicada, no mínimo, uma vez por mês. Já com relação às esponjas, o mais recomendado é descartá-las mensalmente, mas elas também podem ser preservadas se considerarmos a frequência de uso.

Como limpar pincéis de forma prática

Existem alguns produtos específicos para realizar a limpeza dos pincéis, mas as soluções caseiras também são eficientes para uma higienização completa. Shampoos infantis e detergentes neutros,  misturados a água morna, já são suficientes para eliminar o acúmulo de produtos e manter as cerdas super macias.

Vamos ao passo a passo?

1. Com a solução líquida já preparada, molhe o pincel com cuidado para não molhar e danificar a base das cerdas;

2. Sobre uma superfície lisa, ou com a palma das mãos, faça movimentos circulares sem esfregar as cerdas. Confira com um papel toalha se a sujeira está saindo;

3. Enxágue a solução e remova o excesso de água;

4. Para garantir uma secagem completa, deite os pincéis em uma toalha e deixe o processo ocorrer naturalmente.

Uma dica importante é não tentar acelerar o processo de secagem com o secador, seja nos pincéis sintéticos ou nos naturais, a brisa natural já é mais que suficiente. Sobre a toalha, posicione os acessórios para quem a água escorra pelas cerdas, nunca pelo cabo, e evite o sol, ele pode ressecar os pelos.

Limpezas específicas, para materiais específicos

Pinceis de maquiagem

Os pincéis de maquiagem pode ser feitos com materiais sintéticos ou naturais, e essa distinção também interfere no modo de limpeza. Os sintéticos são comumente usados na aplicação de base, batom e corretivo, e devem ser limpados com um fino fio de água corrente. Preste atenção ao cabo, para evitar que eles sejam danificados pela água.

Com a mesma solução já citada, utilize uma luva de borracha para esfregar os pincéis com movimentos leves e circulares, imitando os comandos que são feitos durante a própria maquiagem. Após a limpeza, vale a pena repetir o processo quantas vezes parecer necessário.

Já o pincel natural, normalmente eleito para aplicar sombras, blush e pó, precisa de alguns cuidados com as próprias cerdas, que são mais delicadas, e podem ser  “descabeladas” por um jato de água muito forte.

A primeira etapa da limpeza continua a mesmo, mas antes de finalizar secando o pincel, para recuperar e garantir uma vida mais longa as cerdas naturais, vale a pena passar uma quantidade boa de condicionador, com os mesmos movimentos, para deixá-las ainda mais macias.

Cuidados no dia a dia

organizadores para lincéis

Apesar da limpeza dos pincéis conter uma indicação de periodicidade, é importante manter os cuidados “preventivos” durante a rotina. Lenços demaquilantes podem ser uma ótima opção para retirar o excesso de maquiagem que sobra após uma produção, mas lembre-se eles não substituem a higienização profunda.

Outra dica é guardar os pincéis de forma adequada em organizadores e, de preferência, em um local seco. Essa recomendação elimina completamente o banheiro, pois ele se mantém úmido a maior parte do tempo e pode ser um “proliferador natural” de bactérias.

Agora que você já conhece a forma correta de limpar seus pincéis, fica ainda mais fácil preservar seus acessórios e melhorar ainda mais suas produções diárias. Aqui na Chic Charm temos também vários kits de necessaire e maletas para armazenar suas makes de forma segura. Venha conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *